Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Inaugurada Casa Paroquial e obras de restauro da Igreja de Cercosa

2006-12-15
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Foram inauguradas no passado dia 8 as obras de ampliação e restauro da Casa Paroquial e simultaneamente de restauro da Igreja da Paróquia de Cercosa. Quis a Comissão da Fábrica da Igreja que a cerimónia de inauguração coincidisse com o dia da padroeira da Paróquia, Nossa Senhora da Conceição, que se celebra a 8 de Dezembro. A inauguração da Casa Paroquial teve lugar ao final da missa da manhã, pelas 14 horas, com a presença de muitos fiéis e outros populares que quiseram associar-se a este acto público. A cerimónia foi presidida pelo Padre António que procedeu à Benção das instalações. De seguida, o Presidente da Câmara, Dr. Afonso Abrantes, e o Presidente da Junta de Freguesia, José Adelino, descerraram uma placa alusiva à inauguração, afixada no interior, que ficou a marcar este dia e acontecimento significativo na vida da freguesia e paróquia. Em breves palavras de circunstância, o Presidente Afonso Abrantes enalteceu o trabalho realizado, considerando que se tratou de uma obra da comunidade, querendo deste modo destacar a união de esforços das pessoas da freguesia, a sua dedicação e empenho na concretização deste projecto, de alguma envergadura. Destacou também o papel do Arciprestado local, na pessoa do Padre António, pela forma como se interessou e acompanhou a evolução do projecto.
A construção da Casa Paroquial foi uma obra executada ao longo de 2005 e 2006, tendo sido erguida no lugar onde estavam as ruínas da velha residência paroquial. Foi praticamente uma obra de raíz, apenas foram aproveitadas as paredes do rés-do-chão, a parte superior foi totalmente demolida e reconstruída. O edifício alberga no piso inferior uma sala de arrumos e duas casas de banho, estando o andar de cima reservado a uma sala de actividades da Paroquia, como a Catequese e outras. Para além de reconstruída, a Casa Paroquial foi também ampliada.
Por sua vez as obras de restauro da Igreja Paroquial abrangeram toda a nave central e foram realizadas em tempo recorde, cerca de mês e meio. Consistiram na colocação de forro de madeira no tecto, revestimento das paredes com pladour e azulejo, colocação de dois altares laterais e pintura geral interior.
Foram obras de vulto, material e financeiramente. Para a sua concretização, a Comissão da Fábrica da Igreja contou com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia, de algumas empresas que ofereceram materiais mas sobretudo com a colaboração da própria população, através de donativos e oferta de mão-de obra.
Resta dizer que para além da Missa, Procissão e Inauguração da Casa Paroquial, realizaram-se os actos festivos que já são tradicionais neste dia, o Leilão de Ofertas, Lanche e Magusto. Estes tiveram lugar na sede da Associação e não no Adro da Igreja, como é habitual, devido à chuva que caiu quase durante todo o dia.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade