Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados

2021-09-20
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Arrancou no passado dia 17 o ano letivo na nossa comunidade para todos os níveis de ensino. Cerca de 900 alunos vão frequentar os três estabelecimentos que constituem o Agrupamento de Escolas de Mortágua.

No Centro Educativo foi dia de dar as boas-vindas às crianças do Pré-Escolar e aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste estabelecimento estão inscritos 237 alunos no 1º Ciclo e 147 no Pré-Escolar (mais uma turma em comparação com o ano anterior), tendo havido uma subida ligeira de matrículas nos dois níveis de ensino.

Há a registar o ingresso de 52 crianças no Pré-Escolar e de 56 alunos no 1º Ciclo, que estão a frequentar pela primeira vez este estabelecimento de ensino.

A Guarda Nacional Republicana associou-se à abertura oficial, tendo feito a distribuição de horários aos alunos, contendo ainda regras de segurança (casa segura, atravessamento de passadeiras), conselhos sobre poupança de energia (da Entidade Reguladora de Serviços Energéticos).

Como novidade, os alunos do Centro Educativo vão poder contar brevemente com um campo relvado sintético para a prática desportiva, tendo já sido iniciada a construção.

Na mesma manhã, no recinto desportivo exterior da Escola Secundária, teve lugar a Receção aos alunos do 2º, 3º Ciclo e Secundário. Nestes três níveis de ensino, a distribuição dos alunos compõe-se de 122 alunos no 2º Ciclo, 213 no 3º Ciclo e 157 no Secundário, respetivamente. 

O diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada da Costa, a presidente do Conselho Geral, Fátima Potró, o presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, e a presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Ana Valente, deram as boas-vindas aos Alunos e Professores, e formularam votos de um bom ano letivo, pleno de sucesso académico e realização pessoal.

O diretor do Agrupamento de Escolas dirigiu palavras especiais de agradecimento ao presidente da Câmara, que está em final de mandato e participou pela última vez nesta cerimónia. Rui Parada da Costa agradeceu pessoalmente e em nome da Direção do Agrupamento, a atenção, a colaboração diária e a cooperação que sempre houve da parte do Município, aos mais diversos níveis (apoio ao funcionamento regular, às atividades, às AEC`s, aos transportes escolares, os serviços de apoio à família, a construção do pavilhão do Ensino Profissional, entre outros). Um trabalho conjunto e profícuo que, disse, contribuiu para os excelentes resultados globais do Agrupamento, o sucesso dos alunos e a sua sólida formação pessoal.

O presidente da Câmara Municipal saudou os Alunos, Professores e Funcionários que vão iniciar um novo ano letivo e dirigiu palavras especiais à presidente do Conselho Geral (Profª. Fátima Potró), ao diretor do Agrupamento (Prof. Rui Parada) e à presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação (Dra. Ana Valente), enaltecendo a sua dedicação à causa do sucesso académico e pessoal dos alunos. Júlio Norte destacou os excelentes resultados académicos obtidos pelo Agrupamento de Escolas, mas sublinhou que o mais importante tem sido a “formação de base” transmitida aos alunos, preparando-os para a vida ativa.

“Temos muito orgulho na escola que temos”, afirmou. Sendo o seu último ato público nas escolas, na qualidade de presidente da Câmara, deixou palavras carregadas de emoção: “Estarei sempre aqui de alma e coração com todos vós, para o que precisarem da minha parte, nem que seja para dar um simples conselho. Esta será sempre a minha casa, a minha escola”, disse. No final deixou uma mensagem aos alunos, “Não tenham medo do futuro, vocês saem daqui bem preparados”.

O ano letivo arranca com a vigência das mesmas regras de segurança sanitária do ano letivo transato, como uso obrigatório de máscara para os alunos do 2º, 3º Ciclo e Secundário (é recomendado para os alunos do 1º Ciclo), os procedimentos de higienização das mãos, os circuitos separados de circulação e o distanciamento adequado entre alunos nas salas de aula, refeitórios e outros espaços interiores. Todos os Professores, Educadoras e Funcionários foram testados antes da abertura do ano letivo, e durante esta semana serão testados alunos do Secundário, seguindo-se os alunos do 3º Ciclo. A grande maioria dos alunos encontra-se vacinada nesta altura, além da totalidade dos Docentes e não-Docentes, sendo um fator acrescido para que este ano letivo decorra com normalidade e totalmente presencial.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade