Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



E-REDES vai investir na beneficiação da rede de Média Tensão no concelho de Mortágua

2021-09-20
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A E-Redes, empresa do Grupo EDP responsável pela operação da rede de distribuição de energia elétrica em Portugal, vai lançar um projeto-piloto em Mortágua que consiste na conversão da rede elétrica aérea de Média Tensão para rede subterrânea, compreendendo nesta fase a zona entre a Aguieira (Loteamento do Crafuncho) e o acesso ao Pólo Industrial do Freixo. O cabo subterrâneo será estabelecido ao longo da berma da EN228, abrangendo maioritariamente o domínio das Infraestruturas de Portugal.

Com a implementação deste projeto será assegurada a proteção e manutenção das linhas nesta área do concelho, ajudando a evitar ou a minimizar eventuais danos resultantes de fenómenos climáticos extremos, como tempestades, ventos fortes, ou incêndios, como aconteceu em outubro de 2017.

No lançamento do projeto, o presidente da Câmara Municipal sublinhou os benefícios deste projeto para as empresas situadas na zona industrial e para os utentes, ajudando a evitar os problemas na rede elétrica causados por fenómenos naturais. “Não podemos esquecer que Mortágua é um concelho densamente florestal, e por essa característica, o risco de haver queda de árvores sobre as linhas é elevado. A solução da linha subterrânea permite evitar ou pelo menos minimizar os danos causados por essas condições meteorológicas adversas”.

Além da linha subterrânea, está também prevista a instalação de um novo posto de transformação na zona de Almacinha, que permitirá reforçar e melhorar a qualidade do serviço de fornecimento de energia elétrica nas localidades situadas na envolvência da Barragem.

Júlio Norte referiu a sua satisfação pela empresa ter escolhido Mortágua para a implementação deste projeto-piloto e pelo arrojo de uma obra desta natureza, e manifestou o desejo de que o projeto seja estendido no futuro a outras zonas do concelho. “O Município de Mortágua está sempre recetivo à inovação, sobretudo quando estamos a falar de um bem essencial à vida das pessoas e à atividade das empresas, como é o serviço de energia”.

Estando em final de mandato, aproveitou ainda o momento para agradecer o investimento realizado pela EDP no concelho de Mortágua em termos de conservação e beneficiação da rede elétrica, bem como o espírito de colaboração entre as duas entidades, que tem permitido ultrapassar os problemas e dar resposta às solicitações da Autarquia.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade