 Unidade encontra-se a funcionar no antigo Hospital concelhio e vem dar uma nova resposta na área da prestação de cuidados de saúde e apoio social às pessoas idosas e outras em situação de dependência.
A Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social e a Administração Regional de Saúde do Centro, assinaram, no passado dia 23 de Novembro, no Governo Civil de Viseu, um protocolo com vista à criação de uma Unidade de Cuidados Continuados de Saúde, em regime de Internamento de Média e Longa Duração. Na assinatura do protocolo estiveram presentes, em representação das entidades signatárias, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, Eng. Júlio Norte, o Director do Centro Distrital de Segurança Social, Dr. Manuel João Dias e o Vogal do Conselho de Administração da ARSC, Dr. João Pedro Pimentel.
A Unidade encontra-se já a funcionar nas instalações do antigo Hospital concelhio, no âmbito de uma experiência-piloto lançada pelo Ministério da Saúde, sendo objectivo estender progressivamente estas estruturas a outros pontos do País, criando uma rede nacional de cuidados continuados integrados.
A Unidade de Cuidados Continuados de Saúde da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua conta com um total de 25 camas, sendo 15 de internamento de média duração e 10 de longa duração.
Segundo o Provedor da Santa Casa, com a criação desta Unidade vai ser reforçada e reestruturada a acção que já vinha sendo desenvolvida pela Instituição nesta área dos cuidados continuados. A Santa Casa da Misericórdia de Mortágua já tinha a funcionar, desde Setembro do ano passado, uma unidade de atendimento temporário, através de uma parceria com várias instituições, Centro de Saúde de Mortágua, Bombeiros Voluntários, Câmara Municipal e Segurança Social. Na prática, esta Unidade vai passar a integrar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, que propõe um nível intermédio de cuidados de saúde e de apoio social, em articulação com a rede nacional de saúde e de segurança social.
Nesta Unidade os utentes têm acesso a apoio médico diário, apoio de enfermagem 24 horas por dia, apoio de fisioterapia, fisiatria, terapia ocupacional, apoio psicossocial, prescrição e administração de fármacos, Higiene, Conforto e Alimentação, entre outros serviços.
As pessoas continuam a ter a sua ligação aos Hospitais de Coimbra (HUC), mas em certas situações, por exemplo numa fase pós-operatória, de reabilitação ou estabilização clínica, perda transitória de autonomia, necessidade de cuidados de enfermagem continuados, etc, poderão fazer a sua recuperação nesta Unidade local, dispondo para o efeito de uma equipa médica multidisciplinar para as acompanhar.
|