Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mortágua já possui Unidade de Cuidados Continuados de Saúde

2006-11-29
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Unidade encontra-se a funcionar no antigo Hospital concelhio e vem dar uma nova resposta na área da prestação de cuidados de saúde e apoio social às pessoas idosas e outras em situação de dependência.

A Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social e a Administração Regional de Saúde do Centro, assinaram, no passado dia 23 de Novembro, no Governo Civil de Viseu, um protocolo com vista à criação de uma Unidade de Cuidados Continuados de Saúde, em regime de Internamento de Média e Longa Duração. Na assinatura do protocolo estiveram presentes, em representação das entidades signatárias, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, Eng. Júlio Norte, o Director do Centro Distrital de Segurança Social, Dr. Manuel João Dias e o Vogal do Conselho de Administração da ARSC, Dr. João Pedro Pimentel.
A Unidade encontra-se já a funcionar nas instalações do antigo Hospital concelhio, no âmbito de uma experiência-piloto lançada pelo Ministério da Saúde, sendo objectivo estender progressivamente estas estruturas a outros pontos do País, criando uma rede nacional de cuidados continuados integrados.
A Unidade de Cuidados Continuados de Saúde da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua conta com um total de 25 camas, sendo 15 de internamento de média duração e 10 de longa duração.
Segundo o Provedor da Santa Casa, com a criação desta Unidade vai ser reforçada e reestruturada a acção que já vinha sendo desenvolvida pela Instituição nesta área dos cuidados continuados. A Santa Casa da Misericórdia de Mortágua já tinha a funcionar, desde Setembro do ano passado, uma unidade de atendimento temporário, através de uma parceria com várias instituições, Centro de Saúde de Mortágua, Bombeiros Voluntários, Câmara Municipal e Segurança Social. Na prática, esta Unidade vai passar a integrar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, que propõe um nível intermédio de cuidados de saúde e de apoio social, em articulação com a rede nacional de saúde e de segurança social.
Nesta Unidade os utentes têm acesso a apoio médico diário, apoio de enfermagem 24 horas por dia, apoio de fisioterapia, fisiatria, terapia ocupacional, apoio psicossocial, prescrição e administração de fármacos, Higiene, Conforto e Alimentação, entre outros serviços.
As pessoas continuam a ter a sua ligação aos Hospitais de Coimbra (HUC), mas em certas situações, por exemplo numa fase pós-operatória, de reabilitação ou estabilização clínica, perda transitória de autonomia, necessidade de cuidados de enfermagem continuados, etc, poderão fazer a sua recuperação nesta Unidade local, dispondo para o efeito de uma equipa médica multidisciplinar para as acompanhar.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade