Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Agosto 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Espaço Cidadão já prestou cerca de 850 serviços

2021-07-01
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

No Espaço Cidadão de Mortágua, os munícipes podem tratar de vários assuntos relacionados com a Administração Central, Local e outras entidades, sem necessidade de se deslocarem para fora do concelho.

Começou a funcionar no dia 6 de julho de 2020 e até à data já realizou cerca de 850 serviços referentes a seis entidades distintas. Esta valência foi criada no âmbito de um protocolo celebrado entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e a Autarquia.

O Espaço Cidadão funciona como um balcão único que presta um atendimento digital assistido ao cidadão na relação com a Administração Pública, permitindo tratar de vários assuntos num mesmo espaço, com ganhos de tempo e de custos de deslocação,

O presidente da Câmara sublinha a importância da abertura deste espaço em plena pandemia, servindo a população quando a maior parte dos equipamentos estavam fechados ou muito limitados (sujeitos a marcação do dia de atendimento) e as pessoas tinham receio de se deslocar aos serviços instalados nos grandes centros urbanos, devido às filas e elevada concentração de pessoas. “É importante que os nossos munícipes saibam que têm este espaço em Mortágua à sua disposição, que podem tratar aqui vários assuntos sem terem de se deslocar a Viseu, Coimbra, e com um atendimento personalizado e de proximidade”, refere Júlio Norte.

“Mais de 300 pessoas já utilizaram o Espaço Cidadão de Mortágua para revalidar a Carta de Condução, o que demonstra claramente a utilidade e a comodidade desta estrutura para os munícipes”, acrescenta.

Júlio Norte lembra que as competências do Espaço Cidadão são limitadas e manifesta a vontade de que “possam vir a ser aqui tratados mais assuntos futuramente”.  

O Espaço Cidadão de Mortágua está instalado no rés-do-chão do edifício da Câmara Municipal (entrada lado sul), funcionando de segunda a sexta-feira, no horário 9h00-12h30 e 14h00-16h30.

Revalidar a Carta de Condução é um dos serviços prestados

No Espaço Cidadão são prestados serviços relacionados com as seguintes entidades: ADSE, Ministério da Saúde, SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), DGAJ (Direcção-Geral da Administração da Justiça) e IMT (Instituto da Mobilidade e Transportes), Autoridade Tributária e Aduaneira.

Os serviços com maior procura são os do IMT, para revalidação da Carta de Condução, da ADSE (envio de pedidos de reembolso), e do DGAJ, referente à emissão do Registo Criminal.

Entre a panóplia de serviços disponibilizados contam-se a renovação do Cartão de Cidadão; marcação de consultas no Centro de Saúde; renovação, substituição ou 2ª via da Carta de Condução; obtenção do Registo Criminal ou Registo de Contumácia; obtenção de documento para pagamento do IUC ou do IMI; criação da Chave Móvel Digital. Mais recentemente passou também a ser assegurado o agendamento para a vacinação contra a Covid.

Uma parte dos atendimentos diz respeito a esclarecimentos, ensinos, orientações, permitindo depois às pessoas aceder às várias opções disponibilizadas pelos serviços online e resolver as situações de forma autónoma.

O Espaço Cidadão permite servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais, evitando deslocações desnecessárias.

 

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Obras e Empreitadas 2021-07-28
Varandas do centro da Vila serviram de “palco” a concertos musicais2021-07-28
Apresentação do projeto “Carta Gastronómica da Região”2021-07-23
Instalado marco da EN2 no centro da Vila2021-07-22
Baloiço panorâmico é nova atração no Cabeço do Senhor do Mundo2021-07-22
Joaquim Silva foi Rei da Montanha e das Metas Volantes no GP Abimota 2021-06-07
Ciclismo. Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua) vence Classificação das Metas Volantes na Volta a Albergaria2021-05-31
Área de Serviço para Autocaravanas, junto ao Parque Verde, já está a funcionar.2021-05-17
Falgaroso da Serra vê nascer projeto de Alojamento Local2020-01-31
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade