Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Tradição da Serra ao Mar”. Projecto cultural em rede une Cantanhede, Mortágua e Oliveira do Hospital.

2021-06-23
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O programa “Tradição da Serra ao Mar” arrancou no passado dia 19 de junho e prevê a realização de espetáculos descentralizados nos três municipios envolvidos na parceria cultural (Mortágua, Cantanhede e Oliveira do Hospital).

A programação envolve numa parceria estratégia e em rede os três municipios, tendo Oliveira do Hospital liderado a candidatura conjunta que foi contemplada com um financiamento de 300 mil euros no âmbito do Centro 2020.

Com a duração de um ano, o programa prevê a realização de 30 ações culturais abrangendo variadas áreas, que têm uma forte preocupação de evidenciar a identidade do povo, as raízes e tradições locais. Pretende-se que as ações sejam descentralizadas e se realizem também fora da sede de cada município, e além disso, tenham a participação de associações e grupos locais, com deslocações entre os três concelhos envolvidos. Estão também previstos espetáculos com a participação de associações/grupos dos três concelhos no mesmo momento.

O projeto tem como principal objetivo fomentar o investimento na conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do Património Cultural dos territórios dos três concelhos. A iniciativa resulta de uma candidatura ao “Centro 2020 – Programação Cultural em Rede – Afirmar a Sustentabilidade dos Territórios” e está assente numa programação cultural focada na Tradição e no património local e regional.

Através deste programa cultural pretende-se a implementação de um conjunto diversificado de atividades, promover e divulgar as tradições ancestrais associadas à vida das populações dos municípios promotores, ligadas à serra e ao mar, contribuindo também, dessa forma, para a preservação e valorização do seu património material e imaterial existente. Assim, pretende-se promover uma programação cultural dinâmica e inovadora, aliando a tradição e a modernidade, incentivando a cultura em rede e a participação dos agentes, grupos e associações locais, Nesse sentido, ao longo de doze meses, estão previstas atividades focadas num conjunto diversificado de manifestações artísticas, tal como a Dança, a Música, o Teatro, a Literatura, a Gastronomia, a Etnografia e a Performance.

Esta programação, para além de contribuir para a mitigação das dificuldades associadas à situação atual como resultado da crise pandémica que assolou o país, com reflexos visíveis no setor cultural, será essencial para projetar a imagem dos territórios dos diferentes municípios, através da realização de eventos associados ao património, à Cultura e a bens culturais identitários, facto que se traduzirá, naturalmente, numa maior captação de fluxos turísticos internos e externos relevantes.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade