Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Entrega de diplomas aos vencedores do Concurso Concelhio de Fotografia da Natureza

2021-06-08
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Dia Mundial do Ambiente, comemorado no passado dia 5 de junho, foi o momento escolhido para fazer a entrega dos diplomas aos vencedores, por categoria, do Concurso Concelhio de Fotografia da Natureza, promovido pelo Município de Mortágua/Gabinete Técnico-Florestal. No mesmo dia procedeu-se à abertura da Exposição, patente na Biblioteca Municipal Branquinho da Fonseca, que reúne os trabalhos premiados, bem como os distinguidos com Menções Honrosas.

A iniciativa, sob o lema “Mortágua é Natureza, Mortágua é Biodiversidade”, contou com a participação de 33 concorrentes, do concelho e outros pontos do país.

O júri do concurso, constituído por João Gaspar (fotojornalista), Rute Gonzalez (Artista Plástica), e Luís Filipe Rodrigues (Técnico do Gabinete Técnico-Florestal do Município) apreciou os trabalhos enviados nas 5 categorias propostas: Fauna, Flora, Paisagem, Mundo Fungi, Júnior (menores de 16 anos).

Os premiados (vencedor geral e 1º e 2º lugar por categoria) vão receber prémios que terão de ser gastos na área do concelho, em qualquer estabelecimento comercial, unidade turística, mediante a apresentação da respetiva fatura/recibo.

Antes da entrega dos diplomas, o presidente da Câmara Municipal agradeceu a participação de todos e felicitou os premiados, não só pelas belas fotografias que captaram mas acima de tudo pela sensibilidade que demonstraram face à temática proposta, a natureza e a biodiversidade.

“Durante muito tempo andámos todos distraídos das questões do Ambiente, da sustentabilidade do Planeta. Felizmente as coisas estão a mudar, há uma maior consciencialização de que temos de alterar comportamentos e hábitos, e que as alterações climáticas comprometem a nossa qualidade de vida”, afirmou Júlio Norte.

“Todos são vencedores só por terem participado neste concurso, porque mostraram que sentem e se preocupam verdadeiramente com o Ambiente. Esta exposição serve para transmitir às pessoas que temos estas belezas naturais, esta biodiversidade, mas acima de tudo, temos a responsabilidade de proteger, cuidar e preservar este património natural do nosso concelho”. “Somos um concelho verde e um dos concelhos do país com maior potência instalada em termos de energias renováveis, que está a contribuir para a redução das emissões de carbono”, enfatizou, evocando o dia simbólico (Dia Mundial do Ambiente).

Deixou ainda palavras de agradecimento aos técnicos do Município Luís Filipe Rodrigues e Daniel Morais, que lançaram a iniciativa, bem assim ao júri que presidiu ao concurso, e que teve a difícil tarefa de selecionar as fotos.

João Gaspar, fotojornalista, presidiu ao júri do concurso. Ao longo da sua carreira trabalhou para vários jornais e revistas, como “A Capital”, “O Primeiro de Janeiro”, “A Bola”, “TV Guia”, “Notícias Magazine”. É autor de várias exposições e livros, e desenvolveu também trabalho como formador em cursos nesta área.

Dirigiu palavras de felicitação a todos os participantes e deixou uma palavra especial de “grande admiração” para os participantes mais novos (categoria Júnior). “Estamos perante uma exposição muito digna, com trabalhos muito interessantes. Acho que se podem orgulhar do vosso trabalho”. “Continuem a gostar tanto de fotografia como eu”, incentivou.

Rute Gonzalez, que integrou o painel de júri, classificou a qualidade geral dos trabalhos como “surpreendente” e destacou a sensibilidade dos participantes, refletida nos motivos fotográficos que registaram. Luís Filipe Rodrigues, do Gabinete Técnico-Florestal do Município, referiu que o mais importante do concurso “é o olhar de cada participante sobre o que nós temos em Mortágua, as suas belezas naturais, as suas paisagens fantásticas”, “e a consciência ambiental que estas iniciativas transmitem ao público em geral”. “Estas iniciativas também ajudam a preservar e a valorizar o nosso território”, disse.

O concurso decorreu entre os meses de Outubro 2020 e Abril 2021, aberto a fotógrafos amadores e profissionais, residentes ou não residentes no concelho. Teve como principal objetivo a divulgação e promoção do concelho ao nível das belezas naturais, património natural e imaterial, e atividades ligadas ao turismo de natureza.

E concomitantemente, estimular o gosto e a criatividade no âmbito da fotografia da natureza, tendo como referência as paisagens do concelho.

A Exposição pode ser visitada até ao dia 30 de junho, no horário de funcionamento da Biblioteca.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade