Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem de Natal
do Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
junho 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Exposição itinerante sensibiliza as populações do Planalto Beirão para a recolha seletiva e vantagens da Economia Circular

2021-05-25
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Desafiar a população a explorar a temática da Economia Circular, de forma lúdica e pedagógica, através de inúmeros conteúdos interativos e plataformas multimédia, é o que propõe a exposição itinerante que, ao longo de 18 meses, irá percorrer espaços públicos e escolas dos 19 municípios do Planalto Beirão.

No passado dia 24 a exposição de sensibilização itinerante chegou a Mortágua, convidando à visita da comunidade em geral, tendo ainda visitado as escolas.

O presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municipios do Planalto Beirão, Mário Loureiro, o Secretário Executivo da AMPB, José Portela, o presidente da Câmara Municipal de Mortágua e Vereadores do Executivo, além de técnicos da AMPB, marcaram presença, a que se seguiu uma visita à exposição. Sílvia Campos, da empresa Formato Verde, explicou que a exposição disponibiliza um conjunto de conteúdos, como jogos lúdico-pedagógicos, vídeos, apresentações, infografias com situações simuladas, entre outras atividades interativas, devidamente adaptadas a cada idade, promovendo a adoção de boas práticas de separação seletiva.

O objetivo é mostrar a Ideia com Futuro que é Reciclar no Planalto Beirão, dando a conhecer a importância e vantagens da Economia Circular, informar sobre o Plano de Ação que a União Europeia adotou, favorecendo uma consciencialização ambiental e a mudança de atitude.

O Secretário Executivo da AMPM, José Portela, referiu-se à vasta operação que a AMPM vem fazendo, desde há 4 anos, de requalificação do sistema de recolha seletiva, “de forma a aumentar a capitação neste âmbito”. Volvidos 4 anos, a Associação regista já uma duplicação das quantidades recolhidas do trifluxo cartão/papel, vidro, plásticos/metal, em sede de ecopontos.

O presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municipios do Planalto Beirão, Mário Loureiro, definiu a aposta da Associação na recolha seletiva como “um projeto ambicioso que está a produzir resultados”. “Estes resultados dependem sobretudo dos nossos munícipes, daquilo que é feito no dia-a-dia”, vincou. A recolha seletiva, lembrou, permite reduzir a deposição de resíduos em aterro, e que o passivo ambiental deixe de ser um problema e passe a ser um ativo, promovendo o reaproveitamento e reutilização dos resíduos. Mário Loureiro destacou o desempenho de excelência a nível ambiental do concelho de Mortágua, que apresenta indicadores que o colocam no topo dos que mais fazem recolha seletiva.

O presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Júlio Norte, felicitou o extraordinário trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela AMPB com o objetivo de incrementar a recolha seletiva. Destacou nomeadamente o investimento que foi realizado com a colocação de mais ecopontos (mais 60 nos últimos dois anos) e a instalação de ilhas ecológicas (são 7 atualmente), no concelho.

Mas também o investimento na sensibilização da população e especialmente da população escolar, dos mais novos, de que é exemplo esta ação itinerante: “Temos de começar nas escolas, nas crianças e jovens, indicando-lhes o caminho que temos de seguir para um planeta mais sustentável. A mensagem tem de ser permanente, contínua, porque se não mudarmos ações, comportamentos, se não lutarmos hoje por um ambiente mais puro, de mais qualidade, o futuro será complicado principalmente para as próximas gerações”, afirmou.

“Sentimos-mos orgulhosos por saber que somos um município que está no topo dos que mais evoluíram relativamente à recolha seletiva e que até teve em 2020 uma taxa média de reciclagem per capita superior à média do Planalto Beirão. O mérito é dos mortaguenses, mas há aqui também a nossa responsabilidade de acompanhar esse processo, nomeadamente através da instalação de mais ecopontos”, frisou.

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Entrega de diplomas aos vencedores do Concurso Concelhio de Fotografia da Natureza2021-06-08
Balcão Único do Prédio de Mortágua já está a funcionar. Cadastro Simplificado de prédios rústicos e mistos.2021-06-08
Estabelecimentos de Ensino e Lares juntaram-se para celebrar o Dia Mundial do Ambiente2021-06-07
Mealhada, Mortágua e Penacova unem-se para dar vida às Praças e às Invasões Francesas2021-05-19
Dia do Município. “Os Mortaguenses mostraram, mais uma vez, que são fortes, resilientes e determinados”- enalteceu presidente da Câmara na Sessão Solene. 2021-05-18
Joaquim Silva foi Rei da Montanha e das Metas Volantes no GP Abimota 2021-06-07
Ciclismo. Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua) vence Classificação das Metas Volantes na Volta a Albergaria2021-05-31
Área de Serviço para Autocaravanas, junto ao Parque Verde, já está a funcionar.2021-05-17
Falgaroso da Serra vê nascer projeto de Alojamento Local2020-01-31
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade