Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem de Natal
do Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
junho 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Dia do Município. “Os Mortaguenses mostraram, mais uma vez, que são fortes, resilientes e determinados”- enalteceu presidente da Câmara na Sessão Solene.

2021-05-18
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

A Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Drª. Maria de Fátima Fonseca, presidiu às comemorações do Dia do Município, que se assinalou no dia 13 de maio, Feriado Municipal.

Como tem sido tradição, o programa das comemorações ficou marcado pela Sessão Solene, que teve intervenções do presidente da Assembleia Municipal, Acácio Fonseca, do presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, do presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino, e da Secretária de Estado, a finalizar. Antes das intervenções houve um momento cultural, com uma breve atuação de três jovens da Escola de Música da Filarmónica de Mortágua.

Na cerimónia marcaram presença vários presidentes de Câmara (da Região de Coimbra e da Região Dão-Lafões), representantes de Instituições e Associações (Locais e Regionais), Comandante da GNR de Mortágua, além de muitos Mortaguenses que quiseram associar-se ao ato público.

A cerimónia foi o momento escolhido para agraciar três empresas do concelho com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal: LWC- Metal, S.A.; Sociedade Agrícola Boas Quintas, Lda; Abílio Fernando Alves, Lda. Foi também homenageado o Associativismo Local, com a entrega da Medalha de Ouro de Mérito Municipal ao Rancho Folclórico “Os Camponeses do Freixo”. Foram ainda agraciados 10 Trabalhadores Municipais que cumpriram mais de 20 anos de serviço, com a Medalha de Ouro de Bons Serviços.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara sublinhou a forma como os Mortaguenses enfrentaram a pandemia e souberam ultrapassar, com responsabilidade e solidariedade, este desafio às nossas vidas: “Recuperados da primeira investida do covid-19, os mortaguenses mostraram, mais uma vez, que são fortes, resilientes, responsáveis e determinados”, disse. Deixou agradecimentos ao Gabinete de Crise que geriu a situação covid no concelho (Gabinete de Proteção Civil, Gabinete Social), à equipa do Centro de Saúde, Delegada de Saúde, Funcionários do Município, aos Bombeiros e Instituições de Solidariedade Social do Concelho, nas ações de prevenção, testagem, vacinação, apoio social a pessoas em isolamento profilático ou vulnerabilidade.

Recordou quatro momentos dramáticos que viveu desde que assumiu a presidência da Câmara. A morte dos peregrinos a caminho de Fátima no dia 3 de maio de 2015, a crise económica que assolou o país e a Europa e culminou com a vinda da troika, os incêndios de outubro de 2017, e por fim a pandemia que surgiu em 2020.

Apesar destas adversidades, enalteceu o espírito de coragem, determinação e solidariedade dos Mortaguenses. “Enquanto mantivermos este espírito, continuaremos a vencer todos os desafios que nos aparecerem pela frente”, afirmou.

Aproveitando a presença de um membro do Governo, enumerou dois importantes investimentos nas vias de comunicação com impacto no concelho e na região, a começar pela beneficiação do IP3 no troço Penacova-Mortágua, para afirmar: “Embora não sendo a solução ideal (autoestrada), pelo menos aumentou significativamente a segurança da via”. Referiu ainda a execução as faixas de aceleração e desaceleração dos Nós de Mortágua e a sua iluminação pública, como duas conquistas do Executivo Municipal. O outro investimento que destacou foi a requalificação da Linha da Beira Alta, a decorrer atualmente, com reformulação de apeadeiros e da Estação de Mortágua. O cais de carga, adiantou, também vai ser dotado de duas novas linhas de carregamento, o que potencia o transporte dos produtos florestais pela ferrovia, entre outros. Salientou ainda que os estaleiros da obra estão instalados em Mortágua, com cerca de 50 técnicos da IP e 50 da empresa COMSA, que vão acompanhar a execução da obra durante 3 anos. Adiantou que o Município vai também melhorar a acessibilidade à Estação de Mortágua.

Referiu depois vários projetos municipais que vão avançar, como a requalificação do Mercado Municipal (candidatura já foi aprovada), a reabilitação e reconversão da “Casa Lobo” no âmbito do PARU-Programa de Ação de Reabilitação Urbana, a construção do Parque Radical, a construção do campo sintético junto ao Centro Educativo, e outros em fase de conclusão, como o novo Canil Municipal e ampliação do existente. Referiu depois a aposta no binómio turismo e ambiente, dando como exemplos a Ecovia do Mondego (em fase de conclusão), os vários passeios/trilhos pedestres e rotas temáticas que foram criados, o parque de caravanismo (inaugurado neste dia), além da ampliação do empreendimento Montebelo Aguieira (já iniciada), que contribuem para atrair mais visitantes ao concelho.

Júlio Norte sublinhou que “Mortágua é um dos concelhos do país que mais contribui para a retenção de carbono sendo um exemplo nas chamadas energias verdes e renováveis, possuindo fontes hídrica, geotérmica, fotovoltaica, eólica, aproveitamento de biomassa florestal para fins energéticos, produção de pelets para aquecimento. Razão pela qual, sustentou, o Estado deve apoiar aqueles que estão a lutar pela sustentabilidade ambiental, como é o caso de Mortágua. Manifestou ainda a sua expetativa de que em breve seja lançada a primeira pedra da nova Central Termoelétrica, cujo investimento é de cerca de 50 milhões de euros. Destacou, por outro lado, o investimento na utilização das novas tecnologias na defesa e valorização da floresta, tendo já sido instalada uma estação meteorológica de apoio à proteção civil e estando prevista a instalação de câmaras de videovigilância para monitorização da floresta e deteção precoce de incêndios, no âmbito de um projeto conjunto das CIM-RC e Dão Lafões. Referiu ainda os projetos conjuntos que estão a ser desenvolvidos com a Universidade de Coimbra, Universidade de Aveiro, Institutos Politécnicos de Viseu e Castelo Branco, com a Adices, com o objetivo de introduzir inovação na gestão e exploração florestal.

O presidente da Câmara referiu-se, depois, à requalificação do edifício dos Paços do Concelho, dizendo que a intervenção teve por finalidade a criação de melhores condições de atendimento aos munícipes e a sua adaptação às novas realidades e necessidades da sociedade.

Júlio Norte deixou palavras de esperança aos Mortaguenses e terminou a sua intervenção com uma citação do Papa Francisco: “Tenham coragem. Não tenham medo de sonhar coisas grandes”.

Após a Sessão Solene teve lugar a abertura da Exposição de Artistas de Mortágua, patente no átrio da Câmara Municipal. A Exposição é constituída por uma mostra de trabalhos de Rute Gonzalez (Desenho), ZGARP (design de Jóias) e Carlos Rodrigues (transformação de motos).

Seguiu-se a inauguração das obras de Requalificação do Edifício dos Paços do Concelho. A Secretária de Estado foi convidada a visitar as renovadas instalações, até porque é um investimento que se insere em parte na área que tutela, a modernização administrativa. A intervenção promoveu melhorias a nível da estrutura física interior, funcionalidade, conforto, beneficiando quer os munícipes quer os Funcionários. A eficiência energética, a segurança e as acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida, a instalação do Espaço do Cidadão, foram outras áreas contempladas na intervenção.

O programa das comemorações encerrou com a inauguração do Parque de Autocaravanismo situado junto ao Parque Verde, em Vale de Açores.

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Entrega de diplomas aos vencedores do Concurso Concelhio de Fotografia da Natureza2021-06-08
Balcão Único do Prédio de Mortágua já está a funcionar. Cadastro Simplificado de prédios rústicos e mistos.2021-06-08
Estabelecimentos de Ensino e Lares juntaram-se para celebrar o Dia Mundial do Ambiente2021-06-07
Exposição itinerante sensibiliza as populações do Planalto Beirão para a recolha seletiva e vantagens da Economia Circular 2021-05-25
Mealhada, Mortágua e Penacova unem-se para dar vida às Praças e às Invasões Francesas2021-05-19
Joaquim Silva foi Rei da Montanha e das Metas Volantes no GP Abimota 2021-06-07
Ciclismo. Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua) vence Classificação das Metas Volantes na Volta a Albergaria2021-05-31
Área de Serviço para Autocaravanas, junto ao Parque Verde, já está a funcionar.2021-05-17
Falgaroso da Serra vê nascer projeto de Alojamento Local2020-01-31
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade