Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mortágua foi palco do lançamento do “Guia de Percursos Pedestres” da CIM - Região de Coimbra

2021-05-04
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Uma caminhada pelo Percurso Pedestre das “Quedas de Água das Paredes”, com a presença dos Presidentes de Câmara e Vereadores dos 19 municipios da Região de Coimbra, realizado no passado dia 1, assinalou o lançamento do Guia de Percursos Pedestres da CIM-Região de Coimbra.

O Guia dá a conhecer e convida a visitar quatro Grandes Rotas e 85 Pequenas Rotas e Percursos Interpretativos, distribuídos por 19 municípios, num total de 700 quilómetros (km) de trilhos. Neste passeio matinal e descontraído pelo percurso das “Quedas de Água”, os Autarcas puderam testemunhar a beleza natural e paisagem exuberante deste trilho, um dos vários que a Região de Coimbra oferece ao visitante.

"Caminhos da Região de Coimbra” são uma rede de oferta turística e de valorização dos corredores de património natural da região, dinamizada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC).

A Região de Coimbra é, sem dúvida, marcada por uma grande variedade de recursos naturais que compreendem desde a zona costeira e a paisagem gandaresa, ao vale do Mondego, passando pela extensa mancha florestal que culmina nas serras.

O grande objetivo desta iniciativa visa promover os recursos naturais da Região através de uma rede de trilhos pedestres, desde as pequenas rotas às Grandes Rotas do Alva, Bussaco e Mondego, que proporcionam vários dias de caminhadas e experiências associadas. No total são 700 quilómetros de rotas pedestres que sofreram um reforço das condições físicas de apoio à visitação, para afirmar a Região de Coimbra como um destino turístico de excelência.

Hoje, mais que nunca, assistimos à necessidade de evasão dos grandes aglomerados e a um crescente interesse pela prática de atividades e desporto ao ar livre, em contacto com a natureza e pelos destinos com uma forte componente natural, que permitem a conciliação do conceito de isolamento social com a descoberta e contacto com a natureza. Estas serão, certamente, uma das tendências de turismo em Portugal.

Nos “Caminhos da Região de Coimbra”, além das quatro Grandes Rotas: a Grande Rota do Alva (106 km), a Grande Rota do Bussaco (56 km), a Grande Rota do Mondego (124 km) e o Caminho Natural da Espiritualidade (67 km), existe um conjunto de Pequenas Rotas associadas à possibilidade de se praticarem atividades como Observação de Aves (Birdwatching), atividades aquáticas, observação do céu noturno, workshops, degustações de produtos locais e valorização dos recursos endógenos que singularizam cada uma das experiências propostas.

Neste Guia, Mortágua está representado em 3 Grande Rotas (Mondego, Bussaco e Caminho Natural da Espiritualidade), e nas Pequenas Rotas destaca-se o percurso das “Quedas de Água das Paredes”. Além deste percurso, existem ainda outros dois percursos homologados: Percurso da Fraga e Percurso das Várzeas (mais recente).

Este projeto resultou da candidatura Centro 2020 “Valorização dos corredores de património natural da Região de Coimbra” que apostou no reforço de informação através de painéis, folhetos, estruturas de apoio e sinalética direcional quer em percursos pedestres existentes quer na criação de novos de forma a promover os valores naturais desta Região.

Para além do guia, a CIM-RC apresentou neste dia um conjunto de percursos “estruturados” que irão realizar-se em cada um dos 19 municípios. São 19 caminhadas ao longo de mais de um ano, quebrando assim também a sazonalidade, e alicerçadas naquilo que são os valores e as potencialidades de cada concelho.

O calendário destas caminhadas estará disponível em breve nas páginas internet dos 19 municípios e da Região de Coimbra, sendo que as iniciativas estarão limitadas a cerca de 30 pessoas cada. Esta é também uma forma de impulsionar a retoma da atividade turística, promovendo algumas atividades que já são proporcionadas por diversas empresas de animação turística desta Região, gerando maior capacidade atrativa bem como estimulando ainda a possibilidade dos visitantes aliarem a estas experiências os serviços de alojamento e restauração.

Assim, o visitante pode planear melhor as suas aventuras por esta rede de trilhos, seguindo a informação compilada no Guia de Percursos Pedestres que dá destaque aos percursos intervencionados neste projeto, mas lista muitos outros que nos desafiam a partir à descoberta.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade