Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mortágua associa-se ao Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

2021-04-21
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mortágua (CPCJ), associou-se ao Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, que se assinala anualmente no mês de Abril, dinamizando um conjunto de atividades que envolvem a comunidade em geral e a comunidade escolar em especial (Agrupamento de Escolas e Jardim-Escola João de Deus), com o apoio do Município de Mortágua.

Este ano a campanha nacional, promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, e dinamizada pelas CPCJ`S concelhias, foi subordinada ao mote “Serei o que me deres…que seja amor!”. Esta campanha tem como principais objetivos promover os direitos das crianças, relações de proximidade, de afeto e uma parentalidade positiva entre pais e filhos, e sensibilizar a comunidade em geral para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância e juventude.

No concelho de Mortágua, as atividades envolveram a comunidade em geral e a comunidade escolar em especial, com o objetivo de sensibilizar para a problemática dos maus-tratos e para os direitos das crianças.

No Centro Educativo, as crianças da Pré-Escolar e do 1º Ciclo envergaram t-shirts, bonés e máscaras de proteção alusivas à iniciativa e à temática da campanha, e formaram ainda pequenos laços humanos. O Laço Azul é o símbolo mundial da Prevenção dos Maus Tratos na Infância. Os alunos da E.B2.3 e da Escola Secundária, bem como os Docentes e Pessoal não Docente, também receberam máscaras alusivas à temática da iniciativa.

Durante o mês de abril, edifícios municipais, educativos, associativos, Juntas de Freguesia, e estabelecimentos comerciais, estão a ostentar o laço azul, com o objetivo de sensibilizar a comunidade local para a problemática dos maus-tratos e para os direitos das crianças.

As Instituições de apoio social do concelho (Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, Centro Balmar e Lar da Cruz) também associaram-se à iniciativa, colaborando na confeção dos laços.

As atividades contam com a colaboração da GNR de Mortágua, entidade que também integra a CPCJ de Mortágua.

Porque é que o laço azul é o símbolo do “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”?

O laço azul a ele associado surgiu na Virgínia, nos Estados Unidos da América, pelas mãos de uma avó, Bonnie Finney, que perdeu os dois netos, vítimas de maus tratos na infância. Para expressar a sua dor e revolta, esta avó amarrou uma fita azul à antena do seu carro, com o objetivo de chamar a atenção de todos para esta tragédia. O azul simbolizava a cor das lesões e servia-lhe como um lembrete constante da sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

Desde então, a “campanha do laço azul” passou a ser assinalada mundialmente, com vista à promoção da proteção das crianças e jovens contra os maus-tratos.

 

  

Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade