Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Alunos do Centro Educativo descobrem a ciência “de forma divertida”

2021-04-16
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

As crianças do último ano do Pré-Escolar e os alunos do 1º Ciclo do Centro Educativo, tiveram no passado dia 13 a surpresa da visita da equipa da Ciência Divertida (Fun Science).

As monitoras realizaram várias experiências com a finalidade de mostrar às crianças e alunos como se processam alguns fenómenos e como são compostos alguns produtos do dia-a-dia, como o alcoolgel, que agora usamos frequentemente.

Com estas atividades pretende-se “despertar” a curiosidade e o interesse das crianças pelo mundo da ciência, mas fazendo-o de uma forma prática e lúdica, “brincando” à ciência e “descomplicando”, e promovendo a sua interação nas experiências realizadas, cumprindo as atuais normas de segurança (uso de máscara).

Os vírus, as bactérias, o sistema solar, as radiações solares e os seus perigos, foram alguns dos temas abordados e objeto de demonstrações ou simulações. Na atividade “Aprendiz de Feiticeiro”, foram realizadas experiências que serviram para demonstrar que aquilo que à partida parece magia, tem afinal uma explicação científica. Na atividade brigada antivírus, ficaram a conhecer o que são vírus e bactérias e foram sensibilizadas para a importância de alguns comportamentos diários, como lavar as mãos adequadamente ou porque devemos cobrir a boca e o nariz quando tossimos ou espirramos. Na atividade “Missão Espacial” foram abordados os principais planetas do nosso sistema solar e a sua constituição, ou porque é que o solo do planeta Marte tem uma cor avermelhada.

Ao longo das várias atividades foi notório o interesse e o entusiasmo das crianças e dos alunos, ora fazendo perguntas ora levantando a mão quando eram desafiadas a participar nas experiências. A todos foi proporcionada uma aula diferente e animada, que ajudou a consolidar aprendizagens e a transmitir o fascínio do mundo da ciência.

A iniciativa foi dinamizada no âmbito do plano de atividades do Programa Municipal “Da Escola, Agarra a Vida”, dirigido ao público escolar.

Sara Boleo, monitora da Ciência Divertida, referiu que estas atividades experimentais permitem às crianças perceber como funciona a ciência: “Elas aqui veem como as coisas acontecem, têm uma parte de observação e depois uma parte de experimentação, em que são convidadas a participar de forma ativa”. Além disso, “no final das atividades levam sempre para casa uma lembrança relacionada com uma das experiências realizadas, para que este dia fique na sua memória”. 

“Nós tentamos transformar conceitos teóricos em algo que seja visível e tangível. Por exemplo, a radiação ultravioleta é para as crianças uma coisa completamente abstrata, mas através da experiência que fizemos com as pulseiras sensíveis elas puderam observar uma mudança de cor devido à exposição solar. Ao mesmo tempo aproveitamos a experiência para dar ensinamentos, que o sol tem benefícios mas em excesso também pode ser prejudicial a saúde”, referiu Inês Sandim, outra das monitoras do Projeto Ciência Divertida.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade