Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem de Natal
do Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Maio 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Proteção Civil Municipal procedeu à colocação de 600 armadilhas para captura da vespa asiática

2021-04-13
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

No âmbito do plano de vigilância e controlo da vespa asiática, o Município de Mortágua, através do seu Serviço de Proteção Civil, procedeu, entre os meses de março e abril, à colocação de 600 armadilhas para captura das vespas fundadoras, da espécie asiática.

Estas armadilhas são construídas a partir de garrafas recicladas, no interior das quais é depositada uma solução açucarada para atrair o inseto invasor. A época da Primavera é a altura ideal para colocar estas armadilhas, possibilitando a captura das chamadas rainhas fundadoras, impedindo assim a reprodução e o desenvolvimento de novos ninhos. Cada nova colónia poderá ultrapassar as 2000 vespas obreiras.

As armadilhas serão monitorizadas regularmente para contagem de capturas e reforço do atrativo.

A colocação destas armadilhas insere-se na estratégia de mitigação desta praga invasora,
constituindo uma medida de controlo da sua proliferação e, ao mesmo tempo,  de proteção de outras espécies nativas, como a abelha europeia (Apis mellífera), que desempenha um papel fundamental na polinização vegetal, na produção do mel e na atividade apícola associada.

No corrente ano a Proteção Civil Municipal vai continuar a sua ação no terreno de controle, vigilância e prevenção, com o objetivo de eliminar ou mitigar o impacto desta espécie invasora. A vespa asiática, também conhecida como vespa velutina (nome científico), é uma espécie predadora e agressiva (mesmo para o ser humano), originária do sudeste asiático, que foi detetada pela primeira vez em Portugal em 2011. É considerada uma espécie problemática que representa uma ameaça ao equilíbrio dos ecossistemas e da biodiversidade.

A Proteção Civil Municipal alerta a população para a importância da colocação destas armadilhas e apela à colaboração de todos, quer através da comunicação da existência de ninhos quer através da preservação destas armadilhas, de forma a promover um combate eficaz que leve à erradicação desta espécie invasora.

Nos últimos três anos, a Proteção Civil Municipal procedeu à destruição de aproximadamente 1000 ninhos de vespa asiática.

Em caso de deteção ou suspeita de existência destes ninhos, o Serviço Municipal de Proteção Civil aconselha as pessoas a alertarem este serviço, através do telefone 231 927 460.

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Reconhecimento. Seis empresas do concelho distinguidas com o Estatuto PME Excelência. 2021-05-07
Iúri Leitão 5º e melhor português em luta de titãs do sprint2021-05-06
Associação de Municipios do Planalto Beirão incentiva a reciclagem e distribui miniecopontos domésticos pela população 2021-05-05
Mortágua foi palco do lançamento do “Guia de Percursos Pedestres” da CIM - Região de Coimbra2021-05-04
Mortágua avança com Cadastro Simplificado2021-04-30
Falgaroso da Serra vê nascer projeto de Alojamento Local2020-01-31
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
“Tantos modos de ser carta” na Biblioteca Municipal 2019-11-26
Mortágua recebeu segunda ronda do Open Drag Racing 2019-10-23
Futsal Feminino. Equipa da Casa do Benfica de Mortágua, vencedora da Supertaça, foi recebida nos Paços do Concelho2019-10-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade