Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem de Natal
do Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Maio 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Abril Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

2021-03-24
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 Mortágua vai associar-se à campanha nacional do “Laço Azul” - Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

O Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância é uma iniciativa da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR), que se realiza durante o mês de abril. A iniciativa pretende alertar para a problemática da violência exercida sobre as crianças e jovens e promover a consciencialização da importância dos direitos das crianças. A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mortágua (CPCJ) vai associar-se à campanha e promover várias iniciativas para assinalar a data.

Durante o mês de abril, os edifícios dos Paços do Concelho, Bombeiros, GNR, Centro de Animação Cultural, Jardim-Escola João de Deus, estabelecimentos do Agrupamento de Escolas, e várias associações locais vão estar decorados com o “laço azul”, que é o símbolo da campanha, assim como as lojas comerciais que aderiram à iniciativa. A elaboração dos laços azuis teve a colaboração das Instituições de Solidariedade Social e Lar da Cruz.

 

“Serei o que me deres…Que seja amor”

Abril Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

Em 1989, uma mulher norte americana (Bonnie Finney) amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus tratos. Com esse gesto quis “fazer com que as pessoas se questionassem”. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Agitar consciências e contribuir para a prevenção dos maus tratos é o objectivo do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, que todos os anos se realiza em abril.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mortágua, empenha-se particularmente em sensibilizar a nossa comunidade para a necessidade de cuidar e proteger as nossas crianças e jovens.

De acordo com a OMS, a violência é um dos mais graves problemas de saúde pública do nosso tempo, quer pela sua dimensão, quer pelas consequências a curto, médio e longo prazo.

É preciso lembrar que a questão dos maus tratos não se cinge apenas à exercida pelos adultos sobre as crianças e jovens. A violência no namoro junto dos e das jovens, o bullying, são outras realidades que devem ser prevenidas, alertadas e denunciadas, pelas suas consequências a nível físico, psicológico e emocional, mas também porque muitas das vezes esses comportamentos são precursores doutros tipos de violência na idade adulta, nomeadamente a violência doméstica.

“Serei o que me deres…Que seja amor” é o mote desta campanha.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Reconhecimento. Seis empresas do concelho distinguidas com o Estatuto PME Excelência. 2021-05-07
Iúri Leitão 5º e melhor português em luta de titãs do sprint2021-05-06
Associação de Municipios do Planalto Beirão incentiva a reciclagem e distribui miniecopontos domésticos pela população 2021-05-05
Mortágua foi palco do lançamento do “Guia de Percursos Pedestres” da CIM - Região de Coimbra2021-05-04
Mortágua avança com Cadastro Simplificado2021-04-30
Falgaroso da Serra vê nascer projeto de Alojamento Local2020-01-31
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
“Tantos modos de ser carta” na Biblioteca Municipal 2019-11-26
Mortágua recebeu segunda ronda do Open Drag Racing 2019-10-23
Futsal Feminino. Equipa da Casa do Benfica de Mortágua, vencedora da Supertaça, foi recebida nos Paços do Concelho2019-10-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade