Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Aprovada candidatura para a “Requalificação da Praça 5 de Outubro e zona envolvente”

2021-03-10
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

Candidatura apresentada pelo Município de Mortágua para a “Requalificação da Praça 5 de Outubro e zona envolvente” foi aprovada pelo Programa Centro 2020 através do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER), atribuindo um financiamento de 210.877, 25 euros para um investimento total de 229.096,34 euros.

O projeto de requalificação encontra-se integrado no Plano de Ação de Regeneração Urbana de Mortágua (PARU), que inclui um conjunto de intervenções urbanísticas com o objetivo de valorizar e conferir maior atratividade ao espaço urbano, nomeadamente à zona antiga da Vila.

A operação em concreto visa requalificar a Praça 5 de Outubro, de forma articulada e integrada, com a zona envolvente, por forma a sinalizar percursos físicos e visuais criando novos espaços dinâmicos em desenho urbano e também em funcionalidade, e contempla três áreas de intervenção integradas no conjunto de artérias definidas:

  1. Beneficiação da interligação da Rua de Aveiro com a Rua Dr. João Lopes de Morais e Carreira do rio. A intervenção consiste em sobrelevar a cota do pavimento criando um desenho semelhante à plataforma existente no espaço da fonte e Praça 5 de Outubro, utilizando os mesmos materiais e criando uma uniformidade estética.  

  2. Remodelação do atual parque de estacionamento situado nas traseiras do edifício dos Paços do Concelho, permitido o aumento de lugares e disciplinando o seu uso. A remodelação dos sanitários públicos e a instalação do novo Quiosque Municipal, são outras duas ações (já executadas) que integram esta área de intervenção.

  3. Criação de uma área de recreio e lazer permitindo a circulação pedonal entre a Avª Assis e Santos e a Rua Dr. João Lopes de Morais. O desenho urbano permitirá dotar este espaço de uma imagem inovadora e atrativa.

A intervenção integrada consiste também na substituição das lâmpadas dos candeeiros de iluminação pública existentes, por lâmpadas de iluminação LED, aumentando a eficiência energética, a instalação de mobiliário urbano (bancos e papeleiras) e arborização, promoção de acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada.

O presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, salienta a visão integrada e harmoniosa do conjunto de intervenções planeadas para esta zona central da Vila, promovendo condições mais atrativas para os mortaguenses e para os turistas que nos visitam, e contribuindo ainda para revitalizar o comércio tradicional, incentivar a reabilitação urbana e fixar pessoas. No âmbito do PARU estão previstas outras intervenções, destacando-se por exemplo a requalificação da zona da Alameda da Igreja Matriz e a requalificação do espaço da Feira de Vale de Açores.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade