Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Serviço “take away” de livros. Biblioteca Municipal já fez 110 entregas ao domicílio.

2021-02-09
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Biblioteca Municipal“Branquinho da Fonseca” disponibiliza livros em regime de take away, para que os utilizadores continuem a ter acesso à leitura durante o confinamento.

A pensar nas pessoas que estão em casa, em isolamento social, a Biblioteca Municipal “Branquinho da Fonseca” criou o serviço de “Take Away” de livros, fazendo a entrega domiciliária dos mesmos. A iniciativa começou a funcionar em março de 2020, no início da pandemia, e continua a decorrer face às sucessivas renovações do Estado de Emergência que obrigam ao isolamento.

Tal como muitos restaurantes que recorrem a este expediente, a Biblioteca Municipal reinventa-se e procura ultrapassar as barreiras impostas pela pandemia que impedem o contato presencial e de proximidade com o serviço público da Biblioteca.

Com as pessoas passando mais tempo em casa, este serviço convida a atualizar a leitura, a redescobrir o gosto e o prazer de ler, sendo uma excelente companhia que também nos permite “viajar sem sair do lugar”. Os leitores podem assim receber os livros pretendidos no conforto da sua residência, sendo o serviço disponibilizado de forma gratuita. A entrega domiciliária cumpre todas as regras de segurança, sendo os livros devidamente acondicionados e higienizados.

Para aceder ao serviço de take away livros, os leitores apenas têm de contatar a biblioteca, por telefone, email, e fazerem o seu pedido. Através do catálogo online da Biblioteca têm a possibilidade de criar o seu pack, consoante os seus gostos pessoais (autor, tema), sendo disponibilizados quatro tipo de packs organizados em função das faixas etárias: Mini (Pré-Escolar); Médio (1ºCiclo), Grande (2º, 3º Ciclos e Secundário) e Extra Grande (Adultos). A Biblioteca entrega os livros em casa e vai buscá-los quando for contactada, não havendo um prazo estipulado.

 

Livros ficam em quarentena após a devolução

Quando se faz a receção dos livros, estes são higienizados e colocados “em quarentena” numa sala própria durante 15 dias. Após este tempo podem ser novamente emprestados ou são colocados nas estantes.

Além da entrega ao domicílio, os leitores podem ainda recorrer à requisição de livros na Biblioteca, nos mesmos moldes do take away, mas nesta fase só mediante marcação prévia.

Num momento em que é pedido às pessoas que fiquem em casa e a Biblioteca se encontra, temporariamente, encerrada devido à situação sanitária no país, este é um serviço que garante a ligação do leitor à Biblioteca e que dá resposta às suas necessidades de leitura e lazer. Desta forma, a Biblioteca continua a servir a comunidade, cumprindo a sua missão de promover e estimular os hábitos de leitura.

O primeiro “Take Away” de livros foi entregue no dia 26 de março. Desde essa data e até ao final de janeiro, o serviço já entregou 110 menus, num total de 357 livros.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade