Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Aprovado regadio do Bloco de Macieira. Investimento superior a 4,5 milhões de euros, integrado no Plano Nacional de Regadios.

2021-01-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

Em dia de Reis, o novo ano trouxe para Mortágua a "prenda" que ambicionava há dezenas de anos, pela mão da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, dando cumprimento à promessa feita pelo Primeiro-ministro: a homologação do Aproveitamento Hidroagrícola de Mortágua (Bloco de Macieira), com um investimento de 4.537.656,00 euros. O Bloco de Rega irá beneficiar uma área bruta de cerca de 180 ha, abrangendo terrenos agrícolas das freguesias de Pala e União de Freguesias (Macieira, Pala, Vale de Remígio, Gândara, Moitinhal, Monte de Lobos, Póvoa).  

No passado dia 6 o Governo aprovou quatro projetos de regadio, incluindo o Bloco de Rega de Macieira, integrados no Programa Nacional de Regadios, num valor global de 50 milhões de euros.

O projeto de regadio do bloco de Macieira teve por base um protocolo de parceria celebrado entre o Município de Mortágua e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), para a elaboração da candidatura e execução da obra. O projeto contempla construção das redes de rega, rede viária e drenagem.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, este é um momento marcante para o desenvolvimento económico do concelho e para os agricultores mortaguenses, “fazendo-nos acreditar que o futuro da agricultura em Mortágua poderá ser risonho e dar um enorme salto qualitativo, em termos de produtividade e rendimento”. A construção do regadio, refere, “vai permitir diversificar as culturas em uso e introduzir escala na produção das mesmas, e desta forma, melhorar os rendimentos dos nossos agricultores”. Além disso, pode incentivar o associativismo agrícola e atrair jovens para uma agricultura mais rentável e sustentável.

Júlio Norte partilha “esta vitória” entre Câmara Municipal, Direção Regional de Agricultura do Centro, Junta de Agricultores, Proprietários e Ministério da Agricultura.

Júlio Norte lembra que acompanhou todo este processo ao longo dos últimos 30 anos. “É um dia de grande regozijo para o concelho de Mortágua, para os Mortaguenses, mas também em termos pessoais. Acreditámos e lutámos muito para ver chegado este momento”.

E conclui: “É com esta determinação e coragem, apanágio dos Mortaguenses, que nós vamos continuar a lutar pelo desenvolvimento do concelho e a combater a desertificação do nosso interior”.

A Ministra da Agricultura referiu que "o regadio é absolutamente fundamental, pois, para além de ser um fator de resiliência face às alterações climáticas contribui para a valorização dos territórios e da atividade agrícola, tornando-a mais produtiva e mais competitiva".

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade