Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Lançado concurso público para a beneficiação dos Nós de Almaça e de Mortágua/ligação ao IP3

2020-12-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Foi publicado no passado dia 27 de Novembro, no Diário da República, o concurso público para a reformulação dos nós de Almaça (Km 71+490) e de Mortágua (km73+270 e km 74+210), com ligação ao IP3. O concurso público, lançado pela Infraestruturas de Portugal, tem um valor base de 200 mil euros, aguardando-se agora a receção das propostas dos concorrentes. O prazo para execução da empreitada é de 90 dias.

Segundo o comunicado da Infraestruturas de Portugal, a empreitada visa a reformulação dos dois nós, tendo como objetivo o incremento da segurança rodoviária e a melhoria das condições de acesso aos nós e à rede rodoviária.

No Nó de acesso de Almaça será realizada a melhoria da via de aceleração e da via de abrandamento no sentido Sul-Norte. No nó de acesso de Mortágua serão realizados trabalhos de beneficiação das vias de aceleração e de abrandamento existentes em ambos os sentidos.

O presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, saúda o lançamento do concurso, que representa a  concretização de uma reivindicação que seguramente há mais de duas décadas é feita pelo Município. “Há muito tempo que a Câmara Municipal reivindica uma intervenção naqueles dois nós, já perdemos a conta aos ofícios e emails que enviámos a alertar para o elevado risco de acidentes e a solicitar uma intervenção naqueles dois nós, com o objetivo de garantir mais segurança. E adianta que o problema da configuração e extensão reduzida das vias de aceleração foi sempre a maior preocupação, porque potenciam a ocorrência de colisões graves.   

Júlio Norte avança que outra das reivindicações do Município, concretamente a iluminação dos nós de acesso a Mortágua, irá também ser uma realidade. Nesta zona do IP3 é frequente formar-se muito nevoeiro devido à proximidade da albufeira da Aguieira.

Os investimentos da Infraestruturas de Portugal previstos para a área do concelho de Mortágua abrangem também a ferrovia, no âmbito da modernização do troço da Linha da Beira Alta entre Pampilhosa e Santa Comba Dão. A empreitada foi adjudicada em agosto deste ano, pelo valor de 74,7 milhões de euros, e entre as intervenções previstas contam-se a alteração do layout da Estação de Mortágua, que irá permitir o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento, e a remodelação da Estação de Mortágua e apeadeiros, incluindo alteamento, alargamento e prolongamento de plataformas, edifícios e acessibilidades, além da supressão da passagem do nível do Coval e melhoramentos nas componentes de sinalização e telecomunicações. 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade