Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Inauguração das Casas do Rio – Mortazel River Houses

2020-11-18
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, deslocou-se no passado dia 13 à aldeia de Mortazel, na freguesia do Sobral, onde visitou e inaugurou o complexo turístico Casas do Rio – Mortazel River Houses. Esta unidade de alojamento local proporciona um contato pleno e autêntico com a natureza, a paisagem rural e a serra, num ambiente de tranquilidade. As Casas do Rio - Mortazel River Houses, culminaram num investimento de 2 milhões de euros, totalmente privado, não existindo qualquer recurso a apoio comunitário ou outro.

Foi criada uma unidade de alojamento local constituída por 4 moradias e 4 apartamentos, num total de 30 camas e que permite a hospedagem de 50 pessoas. Todo este complexo preservou o xisto e a arquitetura tradicional da aldeia.

O presidente da Câmara, Júlio Norte, enalteceu o “esforço, coragem, determinação e ousadia da Dr.ª Suzete Maurício, que abraçou este projeto de alma e coração e transformou um conjunto de casas em ruína, ou pré- ruína, neste espaço maravilhoso, que muito tem servido para dignificar o nome de Mortágua, da Região Centro e do País”. “É com exemplos destes que o País pode encarar o futuro com mais otimismo, no pós-pandemia e não só”, acrescentou.

O presidente da Câmara salientou o investimento municipal na execução da rede de saneamento básico e construção da Estação de Tratamento, que serve a população de Mortazel e também este aldeamento turístico, num investimento de cerca de 400.000,00€.

O presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, destacou o forte simbolismo de esperança que representa este investimento, feito em contraciclo ao momento que estamos a atravessar, e por isso, enalteceu a coragem e o arrojo da empresária: “ao qualificar este espaço está a dar vida às nossas aldeias, a criar riqueza e emprego, e a dar o seu contributo para esta comunidade”.

Pedro Machado referiu que os turistas, por força da pandemia, mais do que nunca, procuram as regiões do Interior do país, “querem segurança e saúde, locais onde possam ter o seu espaço próprio, sendo isso possível em territórios com as características como aquele em que estamos, com ligação ao mundo rural”.

A Ministra da Agricultura felicitou a empresária pelo seu exemplo, ao decidir sair da sua zona de conforto e investir na sua terra: “É com enorme satisfação que vemos que há investimentos mesmo neste período, que há pessoas com esta visão de saber aproveitar o momento para mostrar que não estamos parados, que somos resilientes, que temos capacidade de nos adaptar, e de fazer investimentos mesmo em alturas difíceis”.

Maria do Céu Antunes referiu que a realidade que vivemos veio trazer uma nova dimensão e novas oportunidades ao turismo no Interior do país, com uma elevada taxa de ocupação das unidades de alojamento. “As pessoas vêm à procura de um espaço para descansar e fugir da rotina do dia-a-dia, mas também à procura da autenticidade destes territórios, que são os seus produtos endógenos, as suas tradições, a gastronomia, os vinhos, o azeite, aqui produzidos, e até à procura de fazer já alguma atividade ligada à vida no campo”. A essa qualidade de vida, acresce a possibilidade de poderem continuar a fazer teletrabalho, a que estão obrigadas muitas pessoas por força da situação pandémica.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade