Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Ministra da Agricultura inaugurou investimentos no concelho ligados ao turismo em espaço rural

2020-11-18
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, deslocou-se a Mortágua no passado dia 13 para visitar e inaugurar vários investimentos ligados à preservação e valorização do património rural e ao turismo em espaço rural, situados em Vale de Mouro e Mortazel, respetivamente.

Na visita marcaram presença, além do presidente da Câmara e Vereadores, o presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, o vice-presidente do Turismo Centro de Portugal, Jorge Loureiro, o Coordenador do GAL- ADICES, João Carlos Figueiredo, o presidente da Junta de Freguesia de Espinho, José António Santos, e o presidente da Junta de Freguesia do Sobral, Eurico Tomé.

O primero ponto de visita foi Vale de Mouro, onde foi inauguarada a  Casa da Eira, mais uma casa rural recuperada pela Associação Cultural e Recreativa de Vale de Mouro e integrada no Parque Temático. A Associação passa, assim, a dispor de duas casas para alojamento local, sendo que a anterior, concluída em 2014, também possui um pequeno núcleo museológico constituído por antigas alfaias e máquinas agrícolas.  A Associação procedeu à requalificação dessas casas, com apoio do Município de Mortágua, criando duas unidades de Alojamento Local.

A escassas centenas de metros mais abaixo estava o segundo ponto de visita e de inauguração, o Lagar de Varas. 

O Lagar de Varas foi objeto de uma intervenção de recuperação e refuncionalização, da responsabilidade da Câmara Municipal, que apresentou uma candidatura ao Gabinete de Ação Local da ADICES, no âmbito do PDR 2020 - Operação 10.2.1.6 – Renovação de Aldeias, para financiamento da intervenção.

Tendo em vista a candidatura, a Câmara Municipal celebrou um contrato de comodato com a Junta de Freguesia de Espinho, com a duração de 25 anos, criando condições para a concretização do projeto de recuperação.

Trata-se de um lagar de azeite centenário, cujo funcionamento se baseava nas designadas varas ou prensas, que efetuavam a prensagem da azeitona, daí a designação de “Lagar de Varas”.

Sendo um espaço da Junta de Freguesia e um dos poucos lagares do género que restam no concelho (haverá mais dois de propriedade particular), a Câmara Municipal empreendeu a sua recuperação, com o objetivo de preservar este património, do ponto de vista arquitetónico, histórico e cultural, e tornando-o num fator de atratividade turística, social e económica, a juntar ao Parque Temático já existente.

Pretende-se que seja um espaço visitável, servindo fins educacionais, dando a conhecer o modo ancestral de funcionamento e o ciclo da produção do azeite, e de animação turistica e sociocultural, onde as pessoas possam reviver as antigas tradições e vivências, como as lagaradas.

O presidente da Câmara, Júlio Norte, agradeceu o apoio do Ministério da Agricultura, que financiou parte significativa do investimento, e a colaboração da Junta de Freguesia de Espinho. “A obra esta feita, agora há que dinamizar este espaço e integrar todo este conjunto (Parque Temático e Lagar de Varas) nos roteiros turísticos do concelho”.

A intervenção de reabilitação do lagar foi complementada com o arranjo urbanístico da sua envolvência, criando uma zona de lazer junto à ribeira. Procedeu-se ainda à recuperação dos lavadouros e à criação de uma interligação entre os vários espaços requalificados. 

Referindo-se ao Parque Temático, o presidente da Câmara enalteceu o trabalho e espírito comunitário dos habitantes de Vale de Mouro: “Esta obra que aqui vemos deve-se fundamentalmente à comunidade de Vale de Mouro, a um espírito de união e amor à terra que está aqui bem demonstrado”.

A Ministra da Agricultura agradeceu o convite para estar presente na dupla inauguração (Casa da Eira e Lagar de Varas) e felicitou todas as entidades que estiveram envolvidas na realização destes investimentos, dizendo que “são pequenos investimentos mas que melhoram a qualidade de vida das populações e criam algo que é muito importante nesta altura, que é a identidade”. “E termos aqui uma comunidade inteira a trabalhar e mobilizada para preservar o património, as tradições, e para trazer outras pessoas para conhecer esse património, criando condições inclusivamente para poderem pernoitar, é de facto fantástico”.

 

Regadio de Macieira e Barragem do Lapão

O presidente da Câmara aproveitou a visita da Ministra para sensibilizar a mesma para outros assuntos sob a sua tutela e que dizem respeito ao concelho de Mortágua. A começar pelo regadio do Bloco de Macieira, cuja candidatura já foi aprovada, mas aguarda ainda confirmação e garantia de financiamento. “Os nossos agricultores desesperam, qualquer dia desistem e abandonam o cultivo de uma várzea que é das de melhor qualidade do distrito de Viseu”, alertou. O mesmo poderá acontecer, disse, com as várzeas da Ribeira da Fraga, caso não avance a requalificação da Barragem do Lapão. A Ministra da Agricultura afirmou que o regadio é uma prioridade e que da dotação global do Programa Nacional de Regadios, que é de 570 milhões de euros nesta fase (até 2023), já só falta entregar 200 milhões de euros. E adiantou que nos próximos dias vão ser apresentados mais 62 milhões de euros em projetos de regadio.

 

Mensagem de esperança

Num contexto particularmente difícil para todos, o presidente da Câmara deixou palavras de esperança: “Este é um dia muito feliz, pois, apesar de todos os obstáculos e contrariedades que vivemos na atualidade, temos a oportunidade de, por um momento, parar para respirar fundo e concluir que, afinal, ainda podemos sonhar com um futuro risonho. Prova disso, são os projetos que se tornaram realidade e que, hoje, tivemos a oportunidade de visitar e inaugurar, sempre com um cunho de resiliência, sonho e esperança”.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade