Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



83º Aniversário dos Bombeiros

2006-11-03
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
Bombeiros com novo equipamento
de protecção individual


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mortágua comemorou no passado dia 27 de Outubro, o seu 83º Aniversário. As cerimónias evocativas da efeméride tiveram início às 7h30, com o Hastear da Bandeira da Associação, defronte ao Quartel, e tiveram continuidade às 19 h00 na presença de todo o Corpo Activo, Comando, Direcção e Entidades Municipais. Os elementos do Corpo Activo perfilaram-se na parada do Quartel já com o novo fardamento, que havia sido entregue no dia anterior. Esse facto foi assinalado de forma simbólica, com o Presidente da Câmara a fazer a entrega de um desses equipamentos individuais ao Comandante Joaquim Gaspar, num gesto sublinhado com fortes aplausos de todos os presentes. O novo fardamento é composto de capacete, óculos, cógula para protecção da cara, t''shirt, casaco Dólman, luvas, blusão Nomex e botas.
Na ocasião foram proferidas breves palavras pelo Comandante Joaquim Gaspar, Presidente da Direcção, Fernando Matos, e Presidente da Câmara, Afonso Abrantes. O Presidente da Direcção referiu-se aos importantes e avultados investimentos recentemente realizados pela Corporação, nomeadamente na aquisição do novo equipamento de protecção individual e de um tractor de reboque para a cisterna, que havia sido adquirida o ano passado. Trata-se de um auto-tanque com capacidade para transportar 32.000 litros de água e que poderá abastecer outras viaturas no teatro de operações.
Na mesma semana ficaram também equipadas duas ambulâncias, oferecidas pela Comuna de Wormeldange, no âmbito da geminação entre os dois Municípios. As duas viaturas já estão a funcionar, tendo já sido mobilizadas para o Rali no dia 28. Com estas duas unidades operacionais, os Bombeiros passaram a contar com uma frota de 10 ambulâncias ao seu serviço. Aproveitou para agradecer o apoio financeiro da Autarquia, que ascendeu aos 50.000 euros, dos quais 40.000 foram para investimentos.
Afonso Abrantes felicitou a Corporação por atingir este marco na sua vida, o qual, afirmou, honra o seu passado e projecta-a para o futuro. Em nome da Autarquia expressou gratidão por tudo o que os bombeiros têm feito ao serviço da comunidade, deixando votos das maiores felicidades no desempenho da sua missão.
Após esta cerimónia solene, os Bombeiros deslocaram-se para o centro da Vila, onde realizaram um simulacro de acidente de viação e incêndio. Neste simulacro estiveram envolvidas 3 ambulâncias, 3 viaturas de combate a fogo e uma de desencarceramento, num total de cerca de 30 elementos. Esta foi uma forma de dar a conhecer à comunidade a Corporação, os seus meios humanos e materiais, mas também serviu para testar a operacionalidade desses meios, no sentido de assegurar um salvamento em tempo útil mas feito com toda a segurança.
Como é tradição de há muitos anos, a comemoração de mais um Aniversário encerrou com um Jantar-Convivio realizado nas instalações do Quartel.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade