Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Presidente da Câmara deixa palavras de confiança e serenidade na abertura do novo ano letivo

2020-09-17
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Novo ano escolar arrancou hoje (dia 17) para todos os níveis de ensino (Pré-Escolar, 1º, 2.º 3º Ciclos e Secundário). Este é um ano escolar atípico, com muitas alterações e novas regras dentro da sala de aula, corredores, refeitórios, recreio e espaços desportivos.

Após a breve experiência do ensino à distância, o novo ano escolar retomou as aulas presenciais, para satisfação de alunos, professores e comunidade educativa em geral. É consensual que o ensino presencial não só é imprescindível, como garante a equidade e o apoio individualizado do aluno.

O novo ano letivo na Escola Básica de Mortágua (Pré-Escolar e 1º Ciclo) foi devidamente preparado, em articulação entre Município, Agrupamento de Escolas e Autoridade de Saúde Local, no sentido de assegurar as atividades letivas cumprindo todas as orientações da Direção-Geral de Saúde e do Ministério da Educação, nas quais se incluem a reorganização dos espaços, a disponibilização de materiais para higienização e equipamentos de proteção individual  ou a colocação de sinalética informativa.

Foi elaborado e implementado um Plano de Contingência e um “Plano de Limpeza e Desinfeção de superfícies em ambiente escolar no contexto da pandemia covid-19”, e realizados testes serológicos de despiste à covid, abrangendo Professores, Educadoras e Assistentes Operacionais.

Na Escola Básica/Centro Educativo, as mudanças tornam-se logo visíveis no momento da entrega e receção dos alunos na entrada da escola. Os pais passam a deixar os filhos na zona exterior, cabendo aos Assistentes Operacionais encaminhar os alunos até às salas de aula. A higienização das mãos e do calçado à entrada são outras marcas da nova realidade.

As turmas passaram a ter uma sala-base, os lugares são fixos e com distanciamento físico. Foram criados circuitos próprios de circulação para evitar o cruzamento de pessoas. Os espaços e equipamentos são sujeitos a ações de desinfeção diárias e periódicas. Os horários foram reorganizados e os intervalos reduzidos e/ou desfasados. Nos refeitórios, os espaços foram também reorganizados, tendo sido estabelecidos turnos distintos para refeição, garantindo assim a higienização e desinfeção do local e dos materiais. A atividade desportiva passa a obedecer a regras específicas.

Os transportes escolares foram reajustados em termos de circuitos e horários face à redução da lotação dos autocarros.

O presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, refere que o novo ano letivo foi preparado com o objetivo de garantir que a escola é um espaço seguro para todos. “O nosso Agrupamento de Escolas e o Município, fizeram o seu trabalho, podemos dizer "a Escola está preparada", mas isso não é suficiente, temos que ser todos a assumir a nossa quota parte de responsabilidade, com tolerância, mas ativos na congregação de esforços para vencer esta fase. Vamos fazer avaliação, dia a dia, caso a caso, como vai evoluir, ajustando as medidas a tomar em consonância com as regras definidas pelo Ministério da Educação e em ligação com a Delegada de Saúde”.

Segundo Júlio Norte, as escolas são o local mais seguro onde as crianças e os alunos podem estar nesta altura. “O risco está cá fora, na comunidade, na vida social, e na possibilidade de contágio para o interior da escola”. Apesar da ansiedade e receios, o presidente da Câmara realça que é fundamental encarar o ano letivo com serenidade e calma, por todos os agentes educativos, incluindo famílias. Júlio Norte lembra que no final do ano letivo anterior, quer o Pré-Escolar quer o Secundário, já funcionaram com estas regras preventivas e tudo correu com normalidade. “As escolas têm de funcionar, os alunos têm de fazer a sua aprendizagem, de preferência com aulas presenciais, e temos de saber lidar com esta nova “normalidade” e estar preparados para responder a qualquer eventualidade”.

Júlio Norte deixa uma mensagem de confiança na escola e destaca a dedicação e o empenho dos seus dirigentes, pessoal docente e não-docente, na preparação do arranque do novo ano letivo com toda a segurança.

E formula votos de um bom ano letivo para todos os alunos, deixando ainda uma mensagem de tranquilidade aos Pais e Famílias. “Vamos ter esperança que tudo vai correr bem. Responsabilidade é a palavra de ordem para vencermos este desafio”.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade