Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mortágua integra Projeto da “Rota Equestre Histórico-Militar Almeida-Bussaco

2020-09-10
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

É mais um inovador projeto centrado na temática das Invasões Francesas e que reforça a aposta no turismo militar como vetor de atração de visitantes e turistas à região. A denominada “Rota Equestre Histórico-Militar Almeida-Bussaco” está associada à reconstituição do percurso de retirada das tropas francesas no ano de 1810, após o termo do Cerco de Almeida.

O projeto visa a criação, desenvolvimento e implementação da primeira e mais longa Rota Equestre jamais criada em Portugal, numa perspetiva histórico-militar, graças à parceira institucional que envolve, entre outras entidades, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, e os Municípios de Almeida, Mealhada, Mortágua e Penacova.

Nos dias 4,5 e 6 de setembro realizaram-se as filmagens do vídeo promocional da rota nos concelhos de Mealhada, Mortágua e Penacova. Na recriação histórica participaram o GRHMA - Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, Grupo de cavalaria do Demétrio e da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (AMBV), integrando destacamentos de infantaria, artilharia, cavalaria e civis.

As filmagens no concelho de Mortágua decorreram junto ao Moinho de Sula (quartel do General Crawford), ao Moinho da Moura (quartel do General Massena) e do Centro de Interpretação “Mortágua na Batalha do Bussaco”. No exterior do Centro de Interpretação foi apresentada uma mostra gastronómica de produtos típicos locais, onde não podia faltar a Lampantana, o pão cozido em forno de lenha, o Bolo de Cornos, o arroz doce, os vinhos da Sociedade Agrícola Boas Quintas, entre outros.

A organização das atividades, no que concerne ao concelho de Mortágua, estiveram a cargo do Município de Mortágua, contando com a colaboração da Confraria da Lampantana, do Núcleo Museológico “Raízes e Memórias” e dos Bombeiros Voluntários de Mortágua.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra lidera o Projeto NAPOCTEP, que faz parte integrante do Programa Interreg POCTEP (Portugal - Espanha), que tem por objetivo promover, preservar e valorizar os valores históricos e culturais das rotas napoleónicas existentes entre Portugal e Espanha, em especial na região Centro de Portugal e nas regiões espanholas de Castilla e León.

Oprojeto está focado em realçar o património cultural da época Napoleónica, gerando um produto turístico diferenciado, de qualidade e sustentável que seja atrativo e que permita gerar atividade económica e emprego nesta região transfronteiriça. A integração deste itinerário ibérico das “Invasões” na rota cultural europeia "Destination Napoleon” do Conselho da Europa, é outro dos objetivos.

Também no âmbito da CIM-Região de Coimbra, foi já criada e sinalizada a “Grande Rota do Bussaco”, um percurso pedestre e de BTT, com a extensão de 56 km, que liga os concelhos de Mealhada, Mortágua e Penacova. Esta rota promove a valorização do potencial natural deste território, tendo como epicentro a Mata do Bussaco (que é candidata a Património Mundial da UNESCO), e do património arquitetónico, histórico e cultural (gastronomia, por exemplo), em que sobressaem os monumentos, sítios e referências à passagem das Invasões Francesas nestes três territórios.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Equipa Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados dominou a 20ª edição do Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua - Pedro Silva, conquistando as camisolas Amarela, Azul e Verde.2022-08-01
Alunos de Mortágua participaram nos cursos de verão da Universidade Júnior2022-07-27
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade