Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Secretaria, Tesouraria e outros serviços municipais passam a ter, provisoriamente, novas áreas de atendimento ao público, a partir do dia 10.

2020-09-10

 

A partir do dia 10 de setembro, a Secretaria e a Tesouraria, entre outros serviços municipais, passam a funcionar, provisoriamente, em novos espaços do edifício, uma mudança que decorre da empreitada de “Requalificação do Edifício dos Paços do Concelho”, que está em curso. Esta semana tiveram início as obras no espaço onde funcionava a Secretaria, resultando daí a necessidade de mudança para um dos espaços (antigo átrio) onde já foi concluída a remodelação. Os serviços irão ser (re)instalados à medida que forem concluídas as intervenções nos vários setores do edifício.

A requalificação abrange todo o edifício, mas a intervenção mais significativa e estrutural situa-se ao nível do 2º Piso.

No 1º Piso, além do Espaço do Cidadão (já a funcionar) vão ser instalados outros serviços, com acesso próprio pela Rua Dr. João Lopes de Morais (lado sul), ou pela plataforma elevatória em vidro que faz a ligação entre os Pisos 1 e 2, caso a pessoa precise de tratar de assuntos diferenciados ou possua mobilidade reduzida.

Na zona do antigo átrio (2º Piso) vai surgir um open space, que funciona como zona ampla de atendimento geral aos munícipes e com entrada pela escadaria principal. Este espaço irá integrar a Recepção, zona de espera, além de uma área de exposições temporárias. A zona da Secretaria, bem como os gabinetes administrativos e técnicos situados neste piso, vão ser também remodelados, e nalguns casos ampliados.

No piso superior não haverá alterações substanciais, incidindo sobretudo na remodelação de caixilharia (portas e janelas), melhorando assim o conforto térmico.

O edifício passa assim a ter duas entradas de público, sendo uma constituída pela atual entrada principal, que integra agora uma antecâmara definida por uma arcaria, seguida de portas automáticas, e a outra no extremo sul, pelo lado da Rua Dr. João Lopes de Morais.

A requalificação do edifício dos Paços do Concelho tem como objetivo a modernização dos espaços do edifício, em termos funcionais e de conforto, a melhoria das condições de atendimento dos munícipes, a melhoria das condições de trabalho dos Funcionários, e a introdução de novos serviços, de que é exemplo o Espaço do Cidadão.

Além da reorganização de espaços e serviços, a requalificação contempla ainda melhorias ao nível das acessibilidades, segurança, eficiência energética e conforto (colocação de tetos falsos, isolamento térmico de paredes, substituição de caixilharias), bem como a remodelação de instalações sanitárias.

A obra de requalificação dos Paços do Concelho foi objeto de um contrato-programa celebrado entre o Município de Mortágua e a Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) no âmbito do Programa BEM - Beneficiação de Equipamentos Municipais, tendo obtido uma comparticipação de 149.783,00 euros. A empreitada representa um investimento total de 370.152,50 euros (valor da adjudicação), sendo o prazo de execução (prorrogado) até 31 de dezembro do corrente ano.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, refere que a requalificação do edifício era uma necessidade imperiosa, lembrando que o edifício sofreu várias intervenções pontuais ao longo dos últimos 20 anos que não resolveram os problemas de fundo. Além disso, as instalações remontam aos anos 60 e estavam desatualizadas face ao que são hoje as necessidades e solicitações dos munícipes. Júlio Norte adianta que o programa BEM “constituiu a oportunidade que não se podia perder, uma vez que está dirigido especificamente para o financiamento de intervenções em equipamentos municipais”. Ao que acrescenta: “O que fizemos foi aproveitar essa oportunidade para fazer uma intervenção mais significativa e não meramente paliativa ou conservadora, e enquadrá-la numa reorganização e modernização dos serviços, tendo como finalidade a prestação de um melhor atendimento aos munícipes”.

Júlio Norte realça que os munícipes são os principais beneficiários desta intervenção de requalificação, proporcionando-lhes um serviço moderno, funcional e eficiente, mas também os Funcionários terão melhores condições de trabalho.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade