Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



CLDS-4G de Mortágua promoveu atividade sociocultural para a população idosa

2020-08-25
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Participantes assistiram a um espetáculo de comédia ao ar livre. Atividade foi dinamizada no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social do Concelho de Mortágua (CLDS -4ª Geração).

A atividade de animação sociocultural decorreu no passado dia 22 de agosto, no Parque Verde, e reuniu 94 participantes, na sua grande maioria pessoas idosas oriundas de várias localidades do concelho. Foram cumpridas as regras de segurança previstas para os eventos em espaço público, nomeadamente uso obrigatório de máscara e distanciamento físico (lugares sentados e distância mínima de 1,5 metros entre si).

Os participantes assistiram ao espetáculo "Miscelânea", apresentado pela Companhia Papillon. A dupla Rita Nobre e Neide Simões proporcionou uma noite de boa disposição e convívio, com muitos momentos hilariantes.

Esta atividade inseriu-se no Eixo 3 do Plano de Ação do CLDS-4G, que está centrado na “Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa”. Combater a solidão e o isolamento social e aumentar a qualidade de vida da população idosa, é o objetivo geral deste eixo de intervenção.

Através de um conjunto de projetos e ações pretende-se fomentar a participação cívica e social dos idosos; reforçar a autoestima, a confiança e a segurança; promover a adoção de estilos de vida saudável (prática da atividade física regular); sensibilizar para a prevenção da saúde; familiarizar os idosos com as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (projeto Net Sénior); promover o encontro entre gerações, e a partilha de saberes e vivências. A criação de um Banco Local de Voluntariado onde os idosos possam participar em projetos ou atividades socialmente úteis, é outro dos objetivos específicos deste eixo de intervenção.

O Plano de Ação do CLDS-4G tem uma abrangência temporal de três anos (2019-2022). O projeto é promovido pelo Município de Mortágua e coordenado pela Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, designada Entidade Coordenadora Local da Parceria.

Para o seu desenvolvimento no terreno foi criada uma equipa técnica especializada que integra uma Coordenadora, uma Psicóloga, uma Técnica de Psicomotricidade e uma Técnica de Serviço Social.

Promover a inclusão social e a qualidade de vida

Os Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS), agora denominados de 4ª geração, visam promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social num determinado território, mobilizando para o efeito diferentes agentes e recursos localmente disponíveis.

Caracterizam-se por uma lógica de intervenção de proximidade e concertada, realizada em parceria entre Município e entidades locais, promovendo projetos/ações que possam aumentar a capacitação e o bem-estar das pessoas que evidenciem fragilidades /vulnerabilidades mais significativas.

Os CLDS são co-financiados pelo POISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego. O montante do financiamento atribuído ao concelho de Mortágua, para os três anos, foi de 520 mil euros.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade