Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Lançado Mapa-Roteiro das Invasões Francesas na Região de Coimbra. Mortágua e a Batalha do Bussaco fazem parte do roteiro.

2020-08-20
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Realizou-se no passado dia 12 no Convento de Santa Cruz do Bussaco, na Mealhada, a apresentação do Mapa- Roteiro temático alusivo às Invasões Francesas na Região de Coimbra. Na cerimónia marcou presença a Secretária de Estado da Cultura, Graça Fonseca, autarcas da CIM-Região de Coimbra e representantes do Exército Português. Este projeto surge a um mês de se assinalar os 210 anos da 3ª Invasão Napoleónica, a qual desenrolou-se em vários territórios da Região de Coimbra, como Mortágua, Penacova, Coimbra, Condeixa, Lousã, entre outros, culminando na derrota final nas chamadas Linhas de Torres.

Lembramos que a Região de Coimbra foi das mais atingidas pelas Invasões Francesas, destacando-se um momento decisivo no curso dos acontecimentos, a Batalha do Bussaco, que causou um elevado número de baixas (calcula-se em cerca de 4 mil) nos exércitos franceses, obrigando a uma retirada estratégica pela zona norte de Mortágua.

Promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, este mapa-roteiro será um guia para o visitante que queira conhecer os locais e as marcas deixadas nos territórios da região pela passagem das Invasões Francesas, assinalando os pontos de interesse e os momentos marcantes das mesmas. Por outro lado, serve de base para o desenvolvimento de percursos e atividades turísticas, desde vistas guiadas ou autónomas – de futuro com recurso a tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada, recriações históricas, entre outras iniciativas.

O mapa-roteiro das Invasões Francesas foi elaborado em estreita colaboração com o Exército Português e com a chancela da revista National Geographic. O Secretário Executivo da CIM, Jorge Brito, fez a apresentação do projeto, adiantou que o mesmo irá ser integrado no roteiro ibérico das Invasões Francesas e no itinerário europeu Destination Napoleon, em setembro.

O presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, esteve presente na cerimónia, uma vez que Mortágua foi o território da região onde os exércitos franceses mais tempo permaneceram durante a 3ª Invasão. Foi também aqui que o General Massena (comandante dos exércitos franceses) definiu a estratégia que viria a culminar no confronto militar com as tropas anglo-lusas, travado nas encostas da serra de Bussaco. Os moinhos de Moura e Sula, que serviram de postos de comando do General Massena e do General Crawford, respetivamente, são testemunhos desses sangrentos combates, naquela que ficou conhecida como “Batalha do Bussaco”.

Júlio Norte refere que este projeto representa mais um passo na concretização do objetivo de afirmar as Invasões Francesas não só como legado histórico mas também como produto com potencial turístico, dotado de capacidade de atração de visitantes nacionais e estrangeiros. “Há muito países que exploram e valorizam este segmento designado de “turismo histórico-militar” e a nossa região pode fazer o mesmo, tendo aqui este acontecimento e todo o património edificado, os museus, as rotas. Mas também promovendo eventos que contextualizem a época e as Invasões, e proporcionem ao visitante uma experiência quase real de encontro com a História e o Passado”.

Júlio Norte destaca a importância da integração deste projeto com as rotas napoleónicas a nível europeu, havendo já um projeto conjunto Portugal-Espanha (NAPOCTEP), coordenado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, e que tem ainda como parceiros a CIM Beiras e Serra da Estrela, Turismo Centro de Portugal, Associação Histórica Linhas de Torres, Junta de Castilla y León, Fundação do Património Histórico Santa Maria la Real, Fundação Finnova e SEGITTUR.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Equipa Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados dominou a 20ª edição do Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua - Pedro Silva, conquistando as camisolas Amarela, Azul e Verde.2022-08-01
Alunos de Mortágua participaram nos cursos de verão da Universidade Júnior2022-07-27
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade