Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Festival de Estátuas Vivas constituiu um enorme sucesso

2020-08-17
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O evento promovido pelo Município de Mortágua constituiu um assinalável sucesso e despertou a curiosidade de centenas de visitantes que diariamente se deslocaram a Mortágua para ver um espetáculo performativo que combina arte, criatividade e beleza.

O festival, inédito no concelho, decorreu de 11 a 15 de agosto, e contou com a presença de 10 (re)criações artísticas, umas representando personagens reais, como Fernando Pessoa, Miguel Torga, Vasco Santana, ou personagens ficcionadas como Homem-Pedra, a figura Clássica, a Força da Natureza, ou ainda antigas profissões como o policia-sinaleiro, que muitos gostaram de recordar.

Entre os artistas presentes esteve António Santos, mais conhecido por Staticman, que detém o recorde mundial de imobilidade e o seu nome inscrito no Guiness Book (Livro de Recordes).

Paralelamente ao festival decorreu um concurso em que o público podia votar na sua estátua preferida. Para o efeito foram colocados boletins junto de cada estátua a e uma tômbola no átrio da Câmara Municipal onde as pessoas podiam depositar o seu voto.

“Mensagens no Bico”

Na mesma semana esteve patente no Jardim Municipal uma exposição artística intitulada “Mensagens no Bico” da autoria da Artista Plástica e Cenógrafa Marta Fernandes da Silva, natural de Mortágua. Aves em tamanho grande e muito coloridas transportavam no bico mensagens de escritores portugueses (Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade, Virgílio Ferreira) e de figuras internacionais marcantes (Nelson Mandela). O público foi também convidado a enviar uma “Mensagem de esperança por um Mundo melhor” através dos postais ilustrados da exposição. A Praça do Município transformou-se num cenário de cor e fantasia, sendo especialmente notório o entusiasmo e o encantamento dos mais pequenos.

Espetáculo Fil`mus 2

No dia 15 a Praça do Município recebeu o espetáculo Fil`mus 2, apresentado pela Companhia Trigo Limpo Teatro ACERT. Um espetáculo de fusão entre cinema e música ao vivo, em que cinco músicos tocam a banda sonora de genéricos de filmes, como Missão Impossível, Bonanza, Macgyver, James Bond, Guerra das Estrelas e acompanham musicalmente filmes de Charlie Chaplin (Charlot), entre outros. Um espetáculo para toda a família que faz viajar por memórias da infância e juventude, pelos filmes da nossa vida.

RFM esteve em direto de Mortágua – Rota da EN2

A semana festiva terminou com a emissão em direto, no passado dia 16, do programa “Sente Portugal” da RFM, dedicado à mítica Estrada Nacional 2. Emitido a partir da Praça do Município, o programa contou com entrevistas locais e as grandes músicas da RFM, trazendo a magia da rádio para a rua.

O presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, faz um balanço muito positivo de uma semana de atividades culturais que animou a Vila de Mortágua e sobretudo dinamizou o Comércio Local. “O apoio ao comércio local foi a principal razão que nos levou a desenvolver este programa, sabendo nós as dificuldades que o setor está a viver com esta crise económica causada pela pandemia. Anteriormente tomámos outras medidas de apoio direto, como a isenção das taxas das esplanadas até ao final do ano, mas estas atividades também são importantes para a recuperação do setor”, vinca.

Júlio Norte lembra que, em condições normais, nesta semana teria lugar a grande festa de verão dos mortaguenses e dos emigrantes, a afamada “Festa das Tasquinhas”, que anualmente atrai milhares de pessoas a Mortágua, pela gastronomia e pelos concertos. “Lamentavelmente, pelas razões que são conhecidas, este ano não pudemos manter o formato habitual das festas, mas não quisemos deixar de celebrar essa semana festiva, ainda que de um modo diferente, atendendo às circunstâncias atuais. Nesse sentido, delineámos um programa alternativo, inovador e acima de tudo adequado a este tempo que estamos a atravessar, que implica alguns condicionamentos em termos de lotação e concentração de pessoas. Pensamos que conseguimos atingir esse duplo objetivo, na medida em que tivemos um programa muito interessante, atrativo e multifacetado, e ao mesmo tempo salvaguardando as regras de segurança. Júlio Norte enaltece o comportamento exemplar do público: “mesmo sendo atividades ao ar livre, praticamente todas as pessoas traziam máscara e mantinham algum distanciamento físico, o que demonstra que estão consciencializadas para o cumprimento das regras de segurança, até para sua própria proteção e das respetivas famílias”.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade