Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Rota da EN2 traz mais turistas a Mortágua

2020-07-31
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

A Rota da EN2 tem sido um fator de atração de visitantes ao concelho. E neste ano de pandemia o número de visitantes até está a aumentar.

Há os que percorrem o trajeto integral de uma só vez e os que percorrem por partes e ao longo de um ano. Há quem utilize automóvel, moto, bicicleta e até faça a pé. Há os que partem de Chaves, o extremo norte, e os que partem de Faro, o extremo sul da Nacional 2. Mas todos com o mesmo objetivo: percorrer a estrada mais extensa do país, com os seus 738 km, e descobrir toda a diversidade e riqueza dos territórios servidos por esta via, desde as paisagens, a gastronomia, o património histórico e imaterial.

A EN2 é hoje indiscutivelmente um produto turístico do País e das regiões que atravessa, contribuindo para a atração de novos visitantes e para o dinamismo da economia local, a começar pela Restauração, Hotelaria e Alojamento.

O concelho de Mortágua já beneficia desta rota turística, havendo registo de visitantes praticamente todas as semanas. Esse registo é contabilizado através do Passaporte da EN2 e do carimbo municipal que atesta a passagem pelas localidades ao longo da rota. No caso de Mortágua, os locais onde pode ser obtido o carimbo da EN2 são os seguintes: Posto de Turismo/ Centro de Interpretação, Câmara Municipal, Bombeiros e Pousadinha do Dão.

A grande maioria dos visitantes da EN2 são nacionais, mas há também estrangeiros, nomeadamente espanhóis, o que traduz a internacionalização do projeto.

Reconhecendo o potencial único da EN2, foi criada em 2016 a Associação de Municípios da Rota da EN2, constituída atualmente por 33 Municípios, entre os quais o Município de Mortágua, um dos membros fundadores. O principal objetivo desta Associação passa pelo desenvolvimento turístico e a promoção económica e cultural dos concelhos que são servidos por esta estrada, a mais longa da Europa e a terceira estrada mais extensa do Mundo (a seguir à rota 66 dos Estados Unidos e à Ruta 40 da Argentina).

Passados que foram os meses mais críticos da pandemia (março a maio) em que houve uma diminuição de visitantes da rota por causa do confinamento obrigatório, nos últimos dois meses a situação foi completamente diferente, registando-se um grande afluxo de visitantes, coincidindo com o fim do período de confinamento. Desde o inicio do ano foram carimbados 1007 passaportes, dos quais 922 nos meses de junho e julho.

Para este aumento de visitantes também está a contribuir a maior procura dos destinos turísticos nacionais em detrimento do estrangeiro, devido às restrições das viagens aéreas por causa da pandemia, com a maioria dos portugueses a optarem por passar férias cá dentro.

Estes números pecam ainda por defeito, sendo na realidade superiores. Há grupos em que nem todos os elementos trazem o passaporte e há ainda os que recorrem à aplicação móvel da EN2 (disponível no Google Play) para carimbar o passaporte digital.

No ano passado foram carimbados cerca de 800 passaportes, o que significa que esse número já foi superado na primeira metade do corrente ano.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade