Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Manhãs Culinárias” na Biblioteca Municipal. Crianças aprendem receitas simples e saudáveis.

2020-07-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Biblioteca Municipal “Branquinho da Fonseca” está a promover workshops de culinária para crianças.

O primeiro desses workshops, realizado nos dias 15 e 20 de julho, foi dedicado às massas coloridas. A adesão ultrapassou as expetativas, tendo sido necessário realizar uma segunda sessão, contabilizando-se um total de 20 participantes, com idades entre os 7 e os 12 anos. Deve-se realçar que esta atividade foi dinamizada de acordo com as normais especiais de proteção e segurança previstas no Plano de Contingência do Município para o funcionamento dos seus vários equipamentos (incluindo a Biblioteca), desde logo o uso obrigatório de máscara por todos os intervenientes.

A Chef Marlei Cardoso, especialista em cozinha italiana, ensinou as crianças a confecionar massas com diferentes ingredientes, texturas e sabores, desde massas à base de beterraba, cenoura, espinafre, além da Lasanha à Bolonhesa. Aprenderam ainda a preparar os molhos que acompanharam os vários tipos de massas.

As crianças participaram de forma entusiástica no processo de preparação e confeção, meteram as mãos na massa, incutindo nelas o desejo de experimentar, sentir e criar. No final do workshop, as crianças provaram os pratos que elas ajudaram a confecionar e ainda tiveram uma pequena aula sobre plantas aromáticas.

Segundo a Chef Marlei Cardoso, estas experiências permitem “despertar os sentidos, a descoberta e o gosto pela culinária”. Além disso, esta forma diferente de trabalhar os produtos, como as massas coloridas, ajuda a introduzir os vegetais nos hábitos alimentares das crianças. “Alguns destes vegetais se forem preparados de forma tradicional, as crianças dizem que não gostam. Mas se forem preparados como uma massa, com diferentes texturas, cores e sabores, elas já gostam desses vegetais e acabam por entrar na sua alimentação”.

Marlei Cardoso é natural da região de Santa Catarina, sul do Brasil, mais propriamente da cidade de São Joaquim, considerada a cidade mais fria do Brasil, onde as temperaturas podem chegar aos 15 graus negativos!. Há cerca de ano e meio decidiu vir para Portugal, concretizando um sonho que tinha desde a adolescência. “Sou uma apaixonada pela cultura portuguesa e pela cultura gastronómica europeia”, afirma.

Mafalda Sousa, 11 nos, foi uma das participantes do workshop. “Gosto muito de cozinhar e queria aprender mais”. A cozinha é um ambiente onde se sente à vontade: ¨Eu já consigo fazer alguns tipos de bolos e algumas massas, mas há certas coisas que preciso da ajuda da minha mãe, como mexer no fogão”. Lisa Campos, 8 anos, inscreveu-se também pela curiosidade e vontade de aprender mais sobre culinária. “Às vezes quando a minha mãe está a cozinhar eu peço para ajudar”, contou.

No próximo dia 29 (quarta-feira) realiza-se o segundo workshop, dedicado à cozinha vegetariana, que será orientado por Gabriela Sotto Mayor, uma apaixonada pela alimentação saudável, 100% natural. Este workshop também tem inscrições limitadas a 10 participantes.

Não é a primeira vez que a Biblioteca Municipal promove workshops de culinária no âmbito da sua atividade multifacetada. O ano passado levou a efeito um workshop dedicado ao chocolate.

A gastronomia faz parte do património cultural e identidade dos povos, sendo uma manifestação de saberes, tradições e memórias e hoje também um forte produto turístico. Em 2021 a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que integra o Município de Mortágua, será Região Europeia da Gastronomia.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade