Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município vai contar este Verão com duas Equipas de Sapadores Florestais

2020-07-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Este Verão o Município de Mortágua vai ter no terreno duas equipas de sapadores florestais, mais uma do que no ano passado. A este reforço de meios humanos vai corresponder também um reforço de equipamento, na sequência da transferência da titularidade da equipa de sapadores da Associação de Produtores Florestais de Mortágua para a gestão municipal.

Esta transferência, autorizada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, envolve uma viatura, equipamento de proteção individual e equipamento de sapador que estava afetado àquela Associação.

Desde o ano passado que o Município passou a dispor de uma equipa de sapadores florestais, através de uma candidatura ao Fundo Florestal Permanente. O apoio do Estado ao funcionamento desta equipa tem a vigência de três anos (2019-2021). No passado mês de Junho, o Município abriu concurso para a criação de uma segunda equipa, perfazendo um total de 10 sapadores.

As equipas de sapadores desenvolvem ações de silvicultura, gestão de combustíveis, apoio à realização de queimas e queimadas, ações de controlo e eliminação de agentes bióticos, vigilância e primeira intervenção em incêndios florestais, apoio ao ataque ampliado e subsequentes ações de rescaldo e vigilância pós incêndio, entre outras funções determinantes para a preservação e valorização do património florestal.

Vigilância Florestal 24 horas por dia e mais Pontos de Água

Além das duas equipas de sapadores, vão funcionar equipas que integram o dispositivo móvel de vigilância florestal. Estas equipas iniciaram a sua atividade no passado dia 1 de Julho e asseguram o patrulhamento florestal em regime de 24 horas. Cada equipa desloca-se numa viatura 4x4 que está equipada com dispositivos de comunicação, observação e kit de 1ª intervenção.

Durante os meses de Maio e Junho, no âmbito do Serviço Municipal de Proteção Civil e Defesa da Floresta, a Câmara Municipal promoveu várias intervenções ao nível da manutenção/beneficiação da rede viária florestal, instalação das faixas de gestão de combustível e construção/beneficiação de Pontos de Água.

Foram executados trabalhos de instalação de Faixa de Gestão de Combustíveis da Rede Viária da responsabilidade do Município, que este ano perfaz um total de 170 hectares, bem como intervenções de manutenção e beneficiação de seis Pontos de Água.

O sistema municipal de defesa da floresta vai contar com dois novos reservatórios de apoio ao combate a incêndios, estando já operacional o Ponto de Água construído em Pinheiro, freguesia da Marmeleira. Em fase de conclusão está o Ponto de Água de grande capacidade contruído na zona de Calvos – Pereiro, na serra do Sobral. Estes reservatórios foram construídos no âmbito da delegação de competências da Câmara nas Juntas de Freguesias, com transferência das respetivas verbas de apoio.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade