Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Preservação e valorização do Património. Município recuperou antigo Lagar de Varas de Vale de Mouro.

2020-06-25
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A intervenção de reabilitação resultou de uma candidatura efetuada pelo Município de Mortágua junto do Gabinete de Ação Local da ADICES, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Rural 2020 - Operação 10.2.1.6 – Renovação de Aldeias.

O imóvel é propriedade da Junta de Freguesia de Espinho, que cedeu o direito de superfície ao Município de Mortágua.

O Lagar de Varas, situado junto à ribeira de Vale de Mouro, encontrava-se em avançado estado de degradação e corria-se o risco de destruição das peças originais, essenciais para o projeto de musealização. De forma a travar a sua degradação e possível perda, a Câmara Municipal lançou-se num projeto de recuperação do imóvel, com o objetivo de preservar este património que atravessou várias gerações.

Foi necessário reconstruir o telhado (com a tradicional telha caleira), melhorar o pavimento (revestimento a pedra de xisto) e rebocar as paredes exteriores, mantendo a traça e alvenaria original. Foi ainda instalada uma nova roda de água, uma vez que a existente estava irrecuperável.

Este imóvel é um exemplar único no concelho, sendo testemunho da história, dos usos e costumes, dos saberes ancestrais do nosso povo. Preserva as memórias de um tempo, em que homens e mulheres, à custa de duro trabalho braçal, passavam dias e noites de Inverno a produzir o azeite.

A intervenção de reabilitação do lagar, já concluída a nível estrutural, permite preservar o seu valor patrimonial, arquitetónico, histórico e cultural. Ao mesmo tempo, promover e valorizar este espaço museológico como fator de atratividade turística, social e económica, da localidade, da freguesia e do concelho.

Com a sua preservação e valorização, pretende-se que este espaço seja um fator de atração de visitantes e de animação socioeconómica da aldeia, onde se possam reviver as tradicionais “lagaradas”, por exemplo.

Um dos objetivos da intervenção é também a sua utilização para fins educacionais e culturais, nomeadamente abri-lo à visita de escolas e de turistas, dando a conhecer o modo de funcionamento e o ciclo do azeite, desde a chegada da azeitona até ao produto final.

Na proximidade deste lagar situa-se ainda o Parque Temático, formado por casa e eira antiga, sendo mais um exemplo local de preservação do património rural. Surge, assim, a possibilidade de se criar um produto turístico integrado em Vale de Mouro, dando origem a um núcleo museológico mais abrangente e complementar, constituído por estes dois pontos de interesse patrimonial: o Parque Temático e o Lagar de Varas.

Recuperação da zona envolvente ao Lagar e dos antigos Lavadouros

Além da reabilitação do Lagar, a Câmara Municipal elaborou um projeto de recuperação e beneficiação da sua zona envolvente, e de consolidação das margens da ribeira, o que vai permitir a criação de uma aprazível zona de lazer.  Estes trabalhos de arranjos exteriores já estão numa fase avançada, faltando apenas a sementeira de relva.

Através de protocolo entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Espinho, está a proceder-se também a uma intervenção de recuperação dos antigos Lavadouros, situado nas imediações, tendo em vista a sua reativação e integração no núcleo museológico. Um trilho pedestre vai ligar os Lavadouros ao Lagar e à zona de lazer.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade