Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Atividades reabriram para o Pré-Escolar com máxima segurança

2020-06-03
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Atividades letivas reiniciaram para as crianças do Pré-Escolar no dia 1 de junho, coincidindo com o Dia Mundial da Criança.

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-C/2020, de 30 de abril, aprovou uma estratégia gradual de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença COVID-19, nos termos da qual definiu o dia 1 de junho como data de reabertura dos estabelecimentos de educação pré-escolar, quinze dias depois da reabertura das creches e do regresso parcial às atividades letivas presenciais pelos alunos do 11.º e 12.º anos.

A reabertura do Pré-Escolar do concelho de Mortágua (rede pública) foi preparada e planeada de acordo com as orientações emanadas pelo Ministério da Educação e pela Direção-Geral de Saúde, tendo como foco garantir a segurança da comunidade educativa. No total foram 66 as crianças que reiniciaram as atividades, o que representa cerca de 50 % das que frequentavam o estabelecimento do Pré-Escolar antes do encerramento das escolas em março.    

Antes da reabertura do Pré-Escolar foi realizada uma ação de formação sobre higienização e desinfeção em ambiente escolar, com a colaboração do Exército Português, e que envolveu os Assistentes Operacionais do Pré-Escolar, entre outros. Foram ainda efetuados rastreios Covid, promovidos pelo Município, que envolveram Educadoras, bem como Assistentes Operacionais e Professores das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) afetos à Autarquia.

Além destes procedimentos, foram reorganizados os espaços físicos, com o objetivo de aumentar o número de salas de atividades e reduzir a densidade dos grupos, nomeadamente utilizando salas, espaços de recreio e refeitórios pertencentes ao 1º Ciclo. Cada núcleo do Pré-Escolar (3/4 e 5 anos), possui um circuito de entrada e saída diferenciado, o serviço de refeição está dividido em dois tempos horários e por dois refeitórios, com lugares fixos, de forma a diminuir o cruzamento de crianças e assegurar o máximo de distanciamento físico possível.

As crianças são entregues à porta do estabelecimento, evitando a circulação de pessoas externas no interior do recinto, o calçado de rua é substituído e as mãos desinfetadas à entrada do recinto escolar. As Educadoras e Funcionários usam máscara cirúrgica (mas não os alunos), tendo havido um reforço de recursos humanos no apoio ao Pré-Escolar.

As salas, as zonas de circulação, as casas de banho, as superfícies de toque e os equipamentos de recreio são sujeitos, várias vezes ao dia, a ações de limpeza e higienização.

A distribuição espacial das crianças e a organização funcional, garante o necessário distanciamento social, além de que a um menor número de alunos corresponde uma maior área para atividades e recreio por aluno.

O presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, e o Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada da Costa, marcaram presença no dia oficial da reabertura. Júlio Norte destaca a articulação e colaboração entre Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas, neste caso com a equipa do Centro Educativo coordenada pelo Prof. Rui Alcino, na preparação e criação de todas as condições de segurança para o retomar do funcionamento do Pré-Escolar.

Júlio Norte refere que “tudo foi preparado conforme as orientações da DGESTE e da Direção-Geral de Saúde, no sentido de garantir a reabertura do Pré-escolar em condições de segurança, confiança e tranquilidade para toda a comunidade educativa, incluindo os Encarregados de Educação”.  

No dia 1 de junho comemorou-se o Dia Mundial da Criança. Este ano, por causa da pandemia, a data não pôde ser assinalada em ambiente de festa como em anos anteriores. “Temos esperança que no próximo ano possamos viver este dia em confraternização e com a alegria que as nossas crianças merecem”. 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade