Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município já promoveu cerca de 370 testes da Covid-19. Todos deram resultado negativo.

2020-06-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Até ao final de maio já foram realizados, de forma faseada, cerca de 370 testes serológicos, abrangendo entidades como Santa Casa da Misericórdia, Centro Balmar, Bombeiros, Câmara Municipal, GNR, Agrupamento de Escolas e Escola de Cães-Guia de Mortágua. Todos os testes deram resultado final negativo.

As Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, além de outras instituições que estão na primeira linha de apoio ao combate à Covid-19, foram consideradas prioritárias neste programa de rastreio promovido pelo Município.    

Os colaboradores das IPSS (Estruturas Residenciais e Apoio Domiciliário) foram os primeiros a ser testados, tendo em consideração o contato direto e diário com grupos mais vulneráveis à Covid-19 (idosos, doentes crónicos).

Com o objetivo de preparar a reabertura dos estabelecimentos do ensino de educação Pré-Escolar (rede pública), iniciada no dia 1 de junho, foram também efetuados rastreios às Educadoras, bem como aos Assistentes Operacionais (do Pré-Escolar e 1º Ciclo) e aos Professores das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) afetos à Autarquia.

 

No âmbito de uma parceria entre os Municípios da CIM- Região de Coimbra, a ARS Centro e a Universidade de Coimbra, o Município de Mortágua adquiriu 500 testes serológicos certificados pela União Europeia, possuindo capacidade para realizar mais testes em função das necessidades identificadas e da evolução da situação epidemiológica no concelho.

O presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, refere que a realização dos testes permite dar mais segurança e confiança aos agentes que estão na primeira linha da gestão da crise pandémica e garante o normal funcionamento das Instituições e serviços essenciais. Mas acima de tudo, permite controlar e prevenir possíveis contágios e evitar a sua transmissão comunitária.

Apesar da satisfação pelos resultados dos testes, deixa o aviso: “não podemos baixar a guarda, relaxar, sobretudo nesta fase inicial de desconfinamento. O não termos nenhum caso ativo e não se ter registado qualquer caso nos últimos 15 dias, é uma boa notícia, mas ainda não garante imunidade”.

Júlio Norte salienta que é importante que as pessoas saiam de casa, façam exercício físico, voltem às suas vidas normais, mas não se esqueçam de cumprir as normas de proteção e segurança, nomeadamente o uso de máscara e o distanciamento social. “Havendo mais circulação de pessoas com a reabertura do comércio, mais mobilidade entre concelhos e regiões, a exigência de cuidado e responsabilidade individual deve ser redobrada. Estamos num processo gradual de retoma da normalidade, e agora, mais do que nunca, temos de agir de forma prudente e responsável”.

Júlio Norte destaca o “comportamento exemplar e responsável” da população ao longo destes três meses, numa demonstração de elevado civismo e respeito mútuo, protegendo-se e protegendo os outros. “Espero que as pessoas continuem, nos próximos meses, a demonstrar a mesma postura de responsabilidade que tiveram até agora, e que tem sido a principal arma contra a propagação do vírus”.   

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade