Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Equipamentos municipais reabrem de forma gradual, faseada e condicionada

2020-05-18

 

 

Os Campos de Ténis e a Biblioteca “Branquinho da Fonseca” foram os primeiros equipamentos municipais a reabrir após o levantamento do Estado de Emergência.

No dia 4 de maio reabriram os campos de ténis, após autorização do governo para a prática da atividade desportiva individual, ao ar livre. A utilização dos campos está sujeita a normas de segurança, em termos de acesso às instalações, prática e treino desportivo, seguindo as regras emanadas pela Federação Portuguesa de Ténis e as diretrizes da Direcção-Geral de Saúde.

O objetivo é que todos possam praticar a modalidade, mas em condições de segurança, cumprindo as normas e recomendações gerais de prevenção, salvaguardando em primeiro lugar a vida e a saúde dos atletas/utilizadores. A retoma da prática desportiva é fundamental, até por motivos mentais, mas nunca e demais lembrar a necessidade imperiosa de cumprir as regras estipuladas, para bem de todos.

A Biblioteca Municipal reabriu ao público no dia 6 de maio, após um período de 50 dias em que esteve encerrado o atendimento presencial, no âmbito das medidas de prevenção e contenção da covid-19 impostas pela declaração do Estado de Emergência.

Nesta 1ª fase de desconfinamento, a Biblioteca Municipal funciona com alguns condicionamentos no acesso (lotação), na consulta e utilização dos espaços/serviços disponibilizados, tendo sido implementadas algumas regras que visam permitir o acesso seguro de todos os utilizadores e o cumprimento das recomendações da Direcção-Geral de Saúde. Destas regras destacam-se o uso obrigatório de máscara e a utilização de luvas (fornecidas pela Biblioteca) para o manuseamento de livros /jornais/revistas, e o distanciamento social de segurança.

Ao mesmo tempo, a Biblioteca continua a disponibilizar, de forma complementar, o seu serviço de “take away” de livros, que constitui uma boa opção em termos de requisição de livros.

Relativamente aos restantes equipamentos municipais (Centro de Animação Cultural, Centro de Interpretação, Piscinas, Pavilhão Gimnodesportivo), é certo que a reabertura ao público não irá acontecer até ao final do corrente mês e está sujeita à avaliação que for feita no início do mês de junho relativamente à situação epidemiológica (favorável ou não favorável). Em qualquer caso, uma eventual reabertura será sempre condicionada, dadas as características especiais destes equipamentos.

O presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, alerta que “o desconfinamento não significa que o risco diminuiu e que podemos voltar à normalidade de imediato”. Pelo contrário, salienta, aumenta a necessidade das pessoas cumprirem com rigor as regras de proteção individual (máscara) e distanciamento social, porque há mais circulação de pessoas na rua, e por via disso, mais possibilidades de contágio/transmissão. O mesmo é dizer, a responsabilidade e a exigência de cuidado são agora maiores do que nunca.

E lembras as palavras do Primeiro-Ministro: “até haver vacina de uso generalizado e imunização coletiva da sociedade, não vamos poder ter a normalidade e temos de fazer um esforço de aprendizagem de como conviver socialmente com o vírus”.

As regras de condicionamento no acesso e utilização dos equipamentos municipais serão analisadas e reajustadas periodicamente, consoante a evolução deste surto pandémico no concelho e no país.

Por si e por todos, apelamos ao melhor cumprimento das mesmas.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade