Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município suspende eventos previstos para os meses de maio, junho e Julho

2020-05-18
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

Decisão de suspender eventos públicos nos próximos meses visa um regresso à normalidade em condições de segurança e tranquilidade.

O Município de Mortágua vai prolongar a medida de suspensão de eventos/atividades que possam gerar aglomerações de pessoas, renovando a medida que já tinha sido tomada em 6 de março, no âmbito da prevenção e mitigação da Covid-19.

Esta decisão tem em conta a avaliação do estado atual da pandemia, que não está ainda controlada, as recomendações da Direção-Geral de Saúde relativamente às concentrações de público, e a necessidade de garantir total segurança às pessoas, sem correr riscos desnecessários e imprudentes.

Entre os eventos suspensos a nível municipal, contam-se a comemoração do Dia do Município (21 de maio), a Expomortágua, que deveria realizar-se entre os dias 29 e 31 de maio, o Passeio Literário “No Trilho de Tomás da Fonseca” (Junho). Anteriormente já tinham sido suspensas as atividades de comemoração do 25 de Abril. A razão para o cancelamento de todas estas iniciativas é a mesma: a necessidade de evitar grandes aglomerações de pessoas que potenciam o perigo de contágio em massa.

O presidente da Câmara, Júlio Norte, sublinha que a decisão de suspender os eventos públicos nos próximos meses mereceu o consenso total dos vereadores do Executivo Municipal, e traduz o espírito de unidade e de compromisso da Câmara no esforço coletivo para ultrapassar esta crise de saúde pública.

Júlio Norte alerta para a necessidade dos mortaguenses manterem a postura de responsabilidade, prudência e respeito mútuo que têm demonstrado, de forma exemplar, ao longo desta pandemia, de forma a não deitar por água abaixo o esforço que foi feito até aqui, o qual tem permitido evitar a transmissão comunitária do vírus. 

Até porque, vinca: “Temos de ter consciência que mesmo depois da pandemia passar, será necessário um período de tempo, de alguns meses, para consolidar e confirmar esse resultado, e portanto, vamos ter de continuar a cumprir algumas regras de prevenção, nomeadamente no relacionamento social. E salienta: “O que importa agora é vencer esta pandemia, cuidar da saúde pública, para podermos voltar com uma alegria e esperança renovada, mais unidos e mais fortes”.

 

Rali de Mortágua e Rallye de Portugal suspensos

As duas provas que estavam agendadas para o mês de Abril e Maio, respetivamente, foram suspensas e não há data definida para uma eventual realização até ao final do ano.

O Rali de Mortágua, pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis, estava previsto para 16 a 18 de abril. No início de março, os municípios da CIM-Região Centro tomaram um conjunto de medidas preventivas, em que se incluiu o adiamento ou cancelamento de vários eventos previstos nas áreas social, cultural e desportiva, seguindo as recomendações emitidas pela Direção-Geral da Saúde.

Relativamente ao Rali de Portugal, a contar para o Mundial WRC, Mortágua iria receber a prova no dia 22 de maio.

Após a entrada em vigor do estado de emergência em Portugal e a expansão da epidemia a nível global, as entidades organizadoras decidiram pela suspensão da prova. Além do Rali de Portugal (21 a 24 de maio) foram suspensos o Rali da Argentina (23 a 26 de abril), o Rali da Sardenha (04 a 06 de julho) e o Rali do Quénia (16 a 19 de julho).

O Presidente da Câmara Municipal, mostra-se solidário com esta decisão de suspender os dois ralis, que está em conformidade com outras decisões idênticas já tomadas em relação a outros grandes eventos desportivos, nacionais e internacionais, nas mais diversas modalidades.

“Se existem restrições para aceder a espaços públicos onde habitualmente há grande concentração de público, como restaurantes, hotéis, centros comerciais, cinemas, e até as praias vão ter regras de acesso, por maioria de razão estes eventos desportivos devem ser suspensos. A saúde pública tem de estar sempre em primeiro lugar”, vinca Júlio Norte.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município agradece a todos os que participaram e colaboraram na Mortágua Viva`20222022-08-17
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade