Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município suspende eventos previstos para os meses de maio, junho e Julho

2020-05-18
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

Decisão de suspender eventos públicos nos próximos meses visa um regresso à normalidade em condições de segurança e tranquilidade.

O Município de Mortágua vai prolongar a medida de suspensão de eventos/atividades que possam gerar aglomerações de pessoas, renovando a medida que já tinha sido tomada em 6 de março, no âmbito da prevenção e mitigação da Covid-19.

Esta decisão tem em conta a avaliação do estado atual da pandemia, que não está ainda controlada, as recomendações da Direção-Geral de Saúde relativamente às concentrações de público, e a necessidade de garantir total segurança às pessoas, sem correr riscos desnecessários e imprudentes.

Entre os eventos suspensos a nível municipal, contam-se a comemoração do Dia do Município (21 de maio), a Expomortágua, que deveria realizar-se entre os dias 29 e 31 de maio, o Passeio Literário “No Trilho de Tomás da Fonseca” (Junho). Anteriormente já tinham sido suspensas as atividades de comemoração do 25 de Abril. A razão para o cancelamento de todas estas iniciativas é a mesma: a necessidade de evitar grandes aglomerações de pessoas que potenciam o perigo de contágio em massa.

O presidente da Câmara, Júlio Norte, sublinha que a decisão de suspender os eventos públicos nos próximos meses mereceu o consenso total dos vereadores do Executivo Municipal, e traduz o espírito de unidade e de compromisso da Câmara no esforço coletivo para ultrapassar esta crise de saúde pública.

Júlio Norte alerta para a necessidade dos mortaguenses manterem a postura de responsabilidade, prudência e respeito mútuo que têm demonstrado, de forma exemplar, ao longo desta pandemia, de forma a não deitar por água abaixo o esforço que foi feito até aqui, o qual tem permitido evitar a transmissão comunitária do vírus. 

Até porque, vinca: “Temos de ter consciência que mesmo depois da pandemia passar, será necessário um período de tempo, de alguns meses, para consolidar e confirmar esse resultado, e portanto, vamos ter de continuar a cumprir algumas regras de prevenção, nomeadamente no relacionamento social. E salienta: “O que importa agora é vencer esta pandemia, cuidar da saúde pública, para podermos voltar com uma alegria e esperança renovada, mais unidos e mais fortes”.

 

Rali de Mortágua e Rallye de Portugal suspensos

As duas provas que estavam agendadas para o mês de Abril e Maio, respetivamente, foram suspensas e não há data definida para uma eventual realização até ao final do ano.

O Rali de Mortágua, pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis, estava previsto para 16 a 18 de abril. No início de março, os municípios da CIM-Região Centro tomaram um conjunto de medidas preventivas, em que se incluiu o adiamento ou cancelamento de vários eventos previstos nas áreas social, cultural e desportiva, seguindo as recomendações emitidas pela Direção-Geral da Saúde.

Relativamente ao Rali de Portugal, a contar para o Mundial WRC, Mortágua iria receber a prova no dia 22 de maio.

Após a entrada em vigor do estado de emergência em Portugal e a expansão da epidemia a nível global, as entidades organizadoras decidiram pela suspensão da prova. Além do Rali de Portugal (21 a 24 de maio) foram suspensos o Rali da Argentina (23 a 26 de abril), o Rali da Sardenha (04 a 06 de julho) e o Rali do Quénia (16 a 19 de julho).

O Presidente da Câmara Municipal, mostra-se solidário com esta decisão de suspender os dois ralis, que está em conformidade com outras decisões idênticas já tomadas em relação a outros grandes eventos desportivos, nacionais e internacionais, nas mais diversas modalidades.

“Se existem restrições para aceder a espaços públicos onde habitualmente há grande concentração de público, como restaurantes, hotéis, centros comerciais, cinemas, e até as praias vão ter regras de acesso, por maioria de razão estes eventos desportivos devem ser suspensos. A saúde pública tem de estar sempre em primeiro lugar”, vinca Júlio Norte.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade