Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município adquiriu 500 testes de despistagem da Covid-19

2020-04-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 A Câmara Municipal de Mortágua avançou para a aquisição de testes de despistagem da Covid-19, no âmbito de um projeto-piloto de rastreio dirigido sobretudo aos Lares de 3ª Idade.

O programa de rastreio é uma resposta da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (Mortágua é um dos 19 Municípios integrantes) face à necessidade de reforçar a prevenção nos chamados grupos de risco.

O rastreio destina-se prioritariamente aos Colaboradores e Utentes das estruturas de apoio a idosos (Lares e demais valências de apoio à população idosa), bem como aos agentes de Proteção Civil. A relevância do trabalho daqueles Colaboradores e destes Agentes no contexto da mitigação da pandemia, e simultaneamente, o elevado grau de exposição ao risco de contágio a que estão sujeitos, justificam esta prioridade.

Quanto aos utentes dos Lares, a explicação é óbvia: trata-se de um grupo especialmente vulnerável, sendo nestas estruturas que se tem verificado um maior número de casos positivos e taxa de letalidade por Covid-19.

Este rastreio será uma abordagem piloto, através da análise combinada de duas técnicas (teste serológico paraavaliar a IgM e IgG + Teste de doseamento sanguíneo da PCR para análise da Proteína C Reactiva), cujo resultado será analisado por fluxograma validado cientificamente pela ARS Centro. Caso este primeiro rastreio seja positivo, seguir-se-á a necessária confirmação através da realização de testes de Biologia Molecular (vulgo zaragatoa) nos laboratórios da Universidade de Coimbra, no espaço de 24h.

A realização destes testes será feita em articulação com o Centro de Saúde local e a Proteção Civil Municipal. O rastreio tem um objetivo essencialmente preventivo, que é o de conter o risco de contágio e propagação do vírus, e garantir condições de trabalho em segurança e tranquilidade aos que estão na primeira linha do combate à pandemia. “A segurança das pessoas, da população em geral, passa também pela segurança dos agentes que estão mais envolvidos e empenhados na prevenção e combate àcovid-19”, sublinha o presidente da Câmara Júlio Norte.

A Autarquia adquiriu ainda 100 camas e 100 sacos-cama, caso seja necessário montar um hospital de campanha, efetuar uma evacuação temporária de um lar ou criar uma zona de concentração e apoio à população.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade