Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município criou rede de apoio para que idosos fiquem em casa. Entrega de refeições, medicamentos e bens alimentares.

2020-03-23
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

A Câmara Municipal de Mortágua, em articulação com a Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, Proteção Civil Municipal, Segurança Social, criou uma rede de apoio dirigida às pessoas idosas, para que possam aceder aos bens essenciais que necessitam, sem sair de casa. As Juntas de Freguesia também colaboraram, fazendo a divulgação deste mecanismo de apoio junto das suas populações.

O serviço destina-se a pessoas com 65 ou mais anos (sem retaguarda familiar), pessoas com doença crónica ou pessoas que estejam em quarentena decretada por autoridade de saúde.

Para o efeito têm ao seu dispor uma linha telefónica dedicada com o nº 231 927 440, através da qual podem solicitar o tipo de apoio que precisam. O serviço assegura o fornecimento de refeições, medicamentos, alimentos, até ao domicílio da pessoa, substituindo-a nas suas deslocações, bem como o pagamento de Água, Luz e Telefone, consoante as solicitações. O fornecimento de refeições a famílias carenciadas é outro dos apoios.

A linha de apoio funciona todos os dias da semana, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

O presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, refere que “é crucial que os mais idosos e as pessoas com problemas crónicos de saúde fiquem em casa, na medida em que são um grupo com maior risco de ser atingido pelo vírus e consequentemente de transmissão”. Ao que acrescenta: “Temos de quebrar a cadeia de transmissão do vírus, o que passa por proteger e resguardar este grupo etário, em especial. Todos nós sabemos o que aconteceu noutros países, nomeadamente na Itália e na Espanha, onde têm sido os idosos as principais vítimas do Covid-19”.

Júlio Norte reforça o apelo para que “todos fiquem em casa”, e apenas saiam quando haja um motivo urgente ou de força maior, como ir à farmácia ou ao supermercado. Por outro lado, diz, “é preciso não baixar a guarda, porque o pico de casos ainda está para chegar, e portanto, temos de continuar a seguir as recomendações das autoridades de saúde para que possamos controlar esta situação e retomar a normalidade o mais rápido possível. Proteger a nós próprios e tomar os cuidados que têm sido recomendados, é também proteger os nossos familiares, amigos, e as outras pessoas. Todos nós temos de ser agentes de saúde pública neste momento”.

Júlio Norte deixa um agradecimento à forma como os mortaguenses têm acatado e cumprido as recomendações das entidades de saúde e da Proteção Civil Municipal: “tem sido um comportamento exemplar, e só desta forma, com a colaboração e o sentido de responsabilidade, de cada um de nós, podemos passar incólumes e vencer esta pandemia”.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade