Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Semana das Profissões” dá ferramentas aos alunos na escolha do seu futuro

2020-03-05

 

 

Realizou-se nos dias 2, 3 e 4 de março a “Semana das Profissões”, uma ação promovida pelo Município, em articulação com o Agrupamento de Escolas, e dinamizada no âmbito do Projeto Municipal “Da Escola, Agarra a Vida”. A “Semana das Profissões” dirige-se à comunidade escolar, dando a conhecer um leque de profissões e permitindo aos jovens alargar horizontes e identificar perfis profissionais que tenham a ver com as suas motivações e interesses.

O "Painel de Profissionais” foi a primeira atividade desenvolvida, com vários profissionais (Agricultor Biológico, Digital Strategist, Médico, Jornalista Desportivo e Militar Paraquedista) a deixarem o seu testemunho sobre aspetos práticos e outros mais subjetivos inerentes à profissão que exercem (percurso formativo, competências, experiências vividas, motivações) e como alcançaram os seus objetivos.

Entre os oradores contaram-se três profissionais que são naturais do concelho: Nuno Pardal (Médico) Marco Carvalho (Jornalista Desportivo) e David Pereira (Agricultor Biológico).

Com base na sua experiência pessoal, todos os oradores deixaram conselhos uteis à plateia, formada por alunos do 8º, 9º e 12º anos, alertando que o sucesso implica trabalho, esforço, dedicação, seja qual for a profissão. E que o futuro começa no presente. Todos foram também unânimes na afirmação de que exercem a sua profissão “com gosto, paixão e motivação”, o que se traduz em realização pessoal e profissional.  

O diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada da Costa, agradeceu a presença do oradores e do presidente da Câmara Municipal, e destacou os contributos positivos do projeto "Da Escola, Agarra a Vida”, uma parceria entre o Município e o Agrupamento de Escolas: “É hoje um projeto consolidado, que está sobretudo direcionado para a Orientação Escolar e Profissional do alunos, e que tem contribuído para que Mortágua tenha zero abandono escolar e índices de sucesso académico que nos orgulham no contexto regional e nacional”.

O presidente da Câmara, Júlio Norte, saudou a presença dos palestrantes e agradeceu a sua disponibilidade. Júlio Norte repetiu uma mensagem que já tinha deixado nas edições anteriores, avisando os alunos que “nada se constrói sem trabalho, dedicação e esforço”. Dirigiu palavras especiais para os três oradores naturais do concelho de Mortágua, referindo que são um exemplo e um forte incentivo para os jovens ali presentes, no sentido de lutarem por objetivos, pela realização dos seus sonhos. “Alguns dos oradores já estiveram aí desse lado, hoje ocupam lugares de destaque, são excelentes profissionais, mas isso não aconteceu por acaso”. 

E referiu que há sempre tempo para estudar e fazer outras atividades, sejam lúdicas ou cívicas, apontando o exemplo de alguns dos oradores: “praticaram desporto, participaram no movimento associativo, tiveram os seus momentos de diversão, próprios da juventude, mas nunca esqueceram os estudos e por isso atingiram os seus objetivos na vida”. 

E finalizou: “A razão de estarmos aqui a realizar esta atividade e a transmitir estas palavras, é porque queremos o melhor futuro para vocês”.

O programa da “Semana das Profissões” incluiu outras atividades, como Mesas Redondas de informação sobre Cursos Científico-Humanísticos e Cursos Profissionais, dinamizadas por alunos do 12º ano de cada área e dirigidas aos alunos do 8º e 9º anos, e uma palestra de Empreendedorismo/Motivação/Superação orientada por Paulo Azevedo, ator e mental coach.

Estão ainda previstas Visitas de Conhecimento a duas empresas de dimensão nacional, em articulação com as visitas de Estudo de grupos disciplinares do 8º e 9º ano, a realizar nos dias 26 de março e 30 de abril.

  
  
  

 

 

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade