Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Melhores da canoagem mundial estiveram em competição na Aguieira

2020-02-26
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Centro de Treino Nelo – Montebelo Aguieira, situado em Mortágua, foi palco no passado dia 22 do evento “Nelo Winter Challenge”. O evento, na sua 9ª edição, reuniu cerca de 300 atletas em competição, destacando-se a presença de alguns dos melhores canoístas do mundo, incluindo campeões e medalhados olímpicos, campeões mundiais e europeus, entre outros atletas que já subiram ao pódio mundial.

Entre as principais figuras presentes na competição destacaram-se nomes como o checo Martin Fuksa (Campeão do Mundo e Europeu), o russo Kirill Shamshurin, o espanhol Saúl Craviotto (Campeão Olímpico em 2008, 2012 e 2016), bem como atletas da equipa chinesa que ganharam medalhas no Campeonato do Mundo 2019.

Quanto aos portugueses, contou-se a participação de Emanuel Silva, João Ribeiro, David Varela, Messias Batista, Teresa Portela, Francisca Laia, atletas com presenças em Jogos Olímpicos e Mundiais. Alguns destes atletas já têm presença garantida nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

A grande maioria dos atletas em competição integram seleções e equipas que estão a realizar o seu estágio de Inverno neste centro, situado junto à albufeira da Aguieira, em Mortágua. Além destas seleções, há clubes de Espanha e clubes nacionais que vêm propositadamente para participar no evento.

Nesta altura do ano são muitas as seleções que estão a fazer a sua preparação no centro de treino, tirando partido das condições climatéricas amenas do nosso inverno, bem como do extenso plano de água da albufeira da Aguieira e da excelência das condições logísticas e de apoio que são proporcionadas pelo Centro de Alto Rendimento, a nível de alojamento, ginásio, piscinas, fornecimento de kayaks.

Desde o início do ano o centro de treino Nelo – Montebelo Aguieira já recebeu seleções e equipas de países como Rússia, Letónia, Lituânia, Alemanha, Polónia, República Checa, Hungria, Noruega, China, Espanha, Holanda, França, Irlanda.

O Nelo Winter Challenge é uma competição realizada pela Nelo, empresa portuguesa líder de mercado mundial de kayaks e canoas, tendo a parceria da unidade turística Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, e o apoio do Município de Mortágua. É uma das maiores provas de inverno na canoagem, reunindo os principais canoístas do mundo, que escolhem este centro de treino para estagiar e iniciar a sua preparação para a nova temporada.

André Santos, CEO da Nelo Kayaks, referiu que o evento é uma referência na preparação das equipas e atletas nesta época do ano: “Estamos sempre a falar de um nível altíssimo de competição, com os melhores atletas do mundo”.

O Centro de Alto Rendimento da Nelo, localizado na Albufeira da Aguieira, é considerado um dos melhores centros de treino e estágio da canoagem a nível mundial, recebendo alguns milhares de praticantes da modalidade, de todo o mundo.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, marcou presença no evento, acompanhado pelo Presidente da Mar Kayaks, Manuel Ramos, e do Diretor-Geral da Turismo Visabeira, Francisco Loureiro.

Júlio Norte refere que a localização deste centro de treino no concelho de Mortágua “é um fator de prestígio e de promoção para o concelho e para a região”. “Desde há vários anos que este centro de treino é uma referência a nível mundial, de tal forma que os melhores do mundo vêm aqui treinar, a seleções vêm estagiar, e voltam ano após ano. Isso significa que encontram aqui condições ideais para terem sucesso ao mais alto nível de competição. Este ano é especial, porque vamos ter os Jogos Olímpicos de Tóquio, e como já aconteceu nos Jogos Olímpicos de Londres e do Rio de Janeiro, os melhores do mundo estão aqui a preparem-se para essa grande competição”.

Além da promoção do concelho e da região, Júlio Norte salienta também os benefícios económicos associados à existência deste centro de estágio, em termos de receitas turísticas diretas e indiretas, como o número de dormidas, aquisição de bens e serviços, deslocações e compras no comércio local.

Júlio Norte deixa ainda uma palavra de agradecimento à Nelo, na pessoa do administrador Manuel Ramos, pela colaboração dispensada neste evento e pelo contributo para a afirmação da Aguieira como destino mundial da canoagem.

 

RESULTADOS Vencedores 1500 METROS 

 

K1 Masculino

João Ribeiro

C1 Masculino

Shamshurin Kirill

K1 Feminino

Teresa Portela

C1 Feminino

Balla Virag

Vencedores 150 METROS

 

K1 Masculino

Saul Craviotto

C1 Masculino

Hélder Silva

K1 Feminino

Francisca laia

C1 Feminino

Zhang Luqi


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade