Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Inaugurada sala de Estimulação Multissensorial do Agrupamento de Escolas. Projeto promove a inclusão e o sucesso educativo.

2020-02-17
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, e o diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada da Costa, inauguraram no passado dia 13 a Sala Multissensorial na Escola Básica 2.3 de Mortágua.

No ato estiveram ainda presentes o Vereador Eusébio Ferreira, a direção do Agrupamento de Escolas, Professores e Alunos do Ensino Especial, e Funcionários. A sala está vocacionada para apoiar alunos com necessidades especiais, complementando o trabalho desenvolvido pelas Professoras do Ensino Especial. Esta aposta do Município de Mortágua surge na sequência de uma candidatura ao Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar, dinamizado no âmbito da CIM-Região de Coimbra Centro 2020.

A sala multissensorial, (também conhecida como sala “Snoezelen”) tem como objetivo a estimulação sensorial e/ou a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão. O espaço está apetrechado com os mais diversos equipamentos, como colchões de água, colunas de água, feixes de luzes (fibras óticas), espelhos, discos magnéticos de efeitos, entre outros. Estes ambientes estimulam os sentidos primários (a descoberta e exploração do meio), potenciam o relaxamento e a recuperação, melhoram índices como o autocontrolo, a autonomia, a autoestima, entre outros benefícios, e produzem efeitos terapêuticos e pedagógicos positivos.

O presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, refere que este projeto representa mais um avanço no sentido de uma escola cada vez mais inclusiva. “É importante garantir que todos têm acesso à Educação, a oportunidades iguais, dando uma resposta concreta às necessidades e potencialidades de alunos que precisam de um apoio reforçado e especializado”.

No âmbito do projeto “Realiza.te”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, estão a ser implementados, em toda a região, ambientes inovadores de educação para a promoção do sucesso dos/as alunos/as.No âmbito desse projeto global, foi inaugurada no início do ano letivo a Sala de Ambiente Inovador de Aprendizagem, instalada na E.B.2.3 de Mortágua, que utiliza ferramentas digitais e interativas na relação ensino-aprendizagem. Ainda no âmbito deste projeto, está atualmente a decorrer uma Ação para Pais e Encarregados de Educação no âmbito da Parentalidade Positiva.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade