Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município está a proceder à ampliação do Centro de Recolha Animal

2020-02-14
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Teve início a construção do novo Centro de Recolha Animal do Município de Mortágua. O pavilhão atualmente existente encontra-se também a sofrer obras de ampliação e requalificação.

O Centro destina-se ao alojamento temporário de animais errantes ou abandonados (cães), tendo como finalidade a sua posterior adoção.

Com a ampliação, o Centro passará a dispor de um total 24 boxes, das quais 18 com acesso ao exterior (zona de recreio). O projeto inclui uma área para recobro e outra para quarentena, e um Gabinete Veterinário que assegura os cuidados de vacinação e desparasitação. A capacidade de alojamento situar-se à entre 50 a 80 animais, dependendo do porte dos animais.

Os edifícios terão cobertura com isolamento térmico e ventilação dinâmica (além da ventilação natural), proporcionando as melhores condições de conforto e bem-estar animal.

O Centro de Recolha procura responder a necessidades concretas e objetivas. Por um lado, assegurar condições de controlo e vigilância sanitária (contágio da raiva e outras doenças), de controlo da população de animais errantes; por outro, garantir condições de saúde e bem-estar animal, e promover a adoção responsável.

O presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, refere que este investimento tem como objetivo dar resposta às necessidades resultantes da nova legislação em vigor referente à defesa e proteção de animais abandonados, ao que acrescenta razões éticas e culturais a que o Município é sensível, e que definem uma sociedade desenvolvida e civilizada. “O Centro de Recolha Animal do Município de Mortágua terá toda a dignidade e qualidade para prestar um serviço adequado ao bem estar e às principais necessidades de conforto dos animais”, afirma.

Segundo Júlio Norte, o abandono de animais é uma triste situação que permanece na nossa sociedade. “Antes de mais é um ato cruel, desumano e condenável, mas constitui ainda a posterior um problema de saúde pública. Daí a importância de existir esta resposta, e simultaneamente, sensibilizar e incentivar para a adoção destes animais, proporcionando-lhes uma família de acolhimento e uma nova vida ”.

E vinca:“ Um cão não é só um animal de companhia ou que é útil para certas atividades, como a caça. Em primeiro lugar é um ser vivo, que deve ser respeitado e tratado com dignidade. Por isso, quem decide adotar um animal está a praticar um ato muito nobre”. Júlio Norte enaltece ainda o meritório trabalho que tem sido desenvolvido pela Associação Morpatudos, sediada em Mortágua, que já permitiu a adoção de algumas dezenas de animais.

Lembramos que a entrega dos animais para adoção, é gratuita. Após um processo de avaliação, registo e assinatura de Termo de Responsabilidade, o animal é entregue com as vacinas em dia e a identificação eletrónica (chip).

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade