Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Ciclismo. Miranda-Mortágua apresentou equipa para a nova temporada sob o lema “a união faz a força”.

2020-02-11
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O auditório do Centro de Animação Cultural de Mortágua foi palco, no passado dia 8, da apresentação oficial da Equipa Continental UCI Miranda-Mortágua que vai para a estrada na presente temporada. Na cerimónia pública marcaram presença Entidades oficiais, Patrocinadores, familiares dos atletas e público em geral.

Ao som da Banda “Cordas Partidas” e com apresentação de António Teixeira Correia, subiram ao palco os 10 ciclistas, equipa técnica e staff, que têm como missão alcançar o objetivo de fazer ainda melhor do que na época transata.  

Da temporada 2019 mantém-se seis ciclistas, são eles: Pedro Pinto, Artur Chaves, Gaspar Gonçalves, Daniel Freitas, Hugo Sancho e Leangel Linarez após um estágio muito bem conseguido na Volta a Portugal do ano passado. As “caras” novas são o britânico Ash Coning, o espanhol Ángel Sanchez e os portugueses João Barbosa e Joaquim Silva, este último um regresso a uma casa que bem conhece após ter completado os 4 anos de Sub23 na equipa e onde alcançou os resultados mais importantes da sua carreira.

Da equipa técnica fazem parte Diogo Casaca e António Patrão (massagistas) e os mecânicos Hélder Silva e Hugo Rodrigues. Na Direção Desportiva estão Xavier Silva, Hélder Miranda e Pedro Silva, presidente do Velo Clube do Centro e diretor desportivo da Miranda-Mortágua.

Pedro Silva, emocionado, afirmou que “este é um projeto com muita história, vamos para a 3ª época consecutiva no escalão máximo do ciclismo português. Somos a única equipa sediada no interior do país que alguma vez participou na Volta a Portugal, isto só nos pode encher de orgulho, a esta equipa e a todos o que nos apoiam incondicionalmente.”

O presidente da Associação Regional de Ciclismo de Viseu, Pedro Martins, felicitou o Velo Clube do Centro e o dirigente Pedro Silva por terem este projeto na estrada há tanto tempo. Felicitou também o Município e a comunidade mortaguense, que têm vindo a acompanhar e apoiar o percurso do clube. Destacou depois o trabalho e a aposta do Velo Cube do Centro na área da formação, apontando como exemplos Hugo Sancho e Xavier Silva, ali presentes, que começaram na escola de ciclismo de Mortágua. “Esta equipa é o topo de gama da nossa Associação de Ciclismo. Espero que tenham uma excelente época desportiva, nós vamos estar a apoiar-vos”, finalizou.

Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, enalteceu a grande apresentação que a equipa proporcionou: “Assistimos a uma festa do ciclismo, porque tivemos emoção, uma equipa de jovens, espetáculo, público e uma casa cheia. O ciclismo só tem a ganhar com equipas com esta dinâmica e se eu fosse ciclista estaria muito motivado por pertencer a esta equipa e viver uma apresentação com esta energia positiva”.

O presidente da Federação referiu que a equipa cresceu, evoluiu, tem novas bicicletas muito competitivas, uma equipa bem equipada e organizada, uma empresa patrocinadora de prestígio na área dos componentes para bicicletas, um Município que apoia o ciclismo, fatores que potenciam a confiança no sucesso. E finalizou formulando votos de uma boa época desportiva para toda a equipa.

João Filipe Miranda, CEO da Miranda&Irmão, líder mundial em componentes de transmissão para bicicletas e principal patrocinador da equipa, foi outra das presenças na sessão e afirmou que “este ano a equipa continua a testar as novas pedaleiras de estrada sistema modular, as mais leves do mercado.”, e aproveitou também para desejar boa sorte a todos os ciclistas e equipa técnica, e relembrando os 70 anos de existência da empresa Miranda&Irmão.

Por último, o presidente da Câmara Municipal de Mortágua, José Júlio Norte, saudou a presença do presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e do presidente da Associação de Ciclismo de Viseu, entidades máximas do ciclismo a nível nacional e regional.

Júlio Norte mostrou-se otimista e esperançoso na prestação da equipa na nova temporada. “Temos aqui uma equipa jovem, forte, coesa e com ambição, uma equipa técnica reforçada, que pode dar muitas alegrias aos mortaguenses e aos patrocinadores”. “Estão reunidas as condições para que possamos, a partir daqui, encetar um caminho vitorioso”, augurou.

E destacou o trabalho e a liderança de Pedro Silva na afirmação e crescimento deste projeto: “Tal como foi um “sprinter” na sua carreira, tem sido um verdadeiro sprinter a comandar este novo projeto da equipa Continental UCI. É uma pessoa exigente, determinada, de um profissionalismo incrível, um líder, mas é também um grande amigo e motivador dos atletas”. Recordou os bons resultados alcançados na época transata, como o excelente 5º lugar obtido pela equipa na Volta a Portugal, colocando-se à frente de equipas mais consagradas, e a vitória que quase sorriu a Hugo Sancho na 7ª etapa (2º lugar, a dois segundos do vencedor).

Dirigiu também palavras de reconhecimento para a empresa Miranda&Irmão, “que tem sido um parceiro extraordinário para que este projeto tenha êxito”. Aproveitou ainda para saudar os 70 anos de vida da empresa, sendo hoje líder nacional no fabrico de componentes para bicicletas e marca de prestígio internacional.

Júlio Norte lembrou que esta é a única equipa de ciclismo profissional na Região Centro do país: “Não é só o Município de Mortágua, é toda uma região que se sente representada por esta equipa”.

No final, deixou também palavras de agradecimento ao grupo musical “Cordas Partidas”, de Mortágua, que colaborou e deu brilho à cerimónia, sendo já uma presença habitual na Gala de apresentação.

A Miranda-Mortágua está neste momento a uma semana de iniciar a temporada 2020. No dia 16 de Fevereiro dão-se as primeiras pedaladas da Época, com a Prova de Abertura Região de Aveiro, prova que tem partida em Albergaria- a-Velha e chegada a Vagos, no final de 174,5 quilómetros.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade