Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mortágua acolheu Jornadas Pedagógicas da Associação de Professores de Português

2020-02-04
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Mortágua recebeu no passado dia 1 as V Jornadas Pedagógicas da Associação de Professores de Português, organizadas pela Direção da APP, com o apoio do Município de Mortágua. Realizadas na Biblioteca Municipal Branquinho da Fonseca, as Jornadas de âmbito nacional contaram com a presença de meia centena de participantes.

Na abertura dos trabalhos, Teresa Branquinho, responsável da Biblioteca Municipal, deu as boas vindas aos participantes e afirmou que era com enorme gosto que o Município de Mortágua recebia estas Jornadas Pedagógicas. Esclareceu que a Biblioteca Municipal tem como patrono Branquinho da Fonseca, sendo uma homenagem a um notável escritor mortaguense, um dos fundadores do movimento literário Presença, e dinamizador das Bibliotecas Itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian.

Aproveitou o momento para informar que a Biblioteca Municipal está a comemorar este mês o seu 16º aniversário, sendo o tema “África”, daí a decoração do espaço com objetos, livros e outros motivos alusivos a este continente. Informou ainda que a Biblioteca Municipal irá realizar no mês de junho mais um Passeio Literário “No Trilho de Tomás da Fonseca”, deixando o convite para participarem neste evento.

A presidente da Direção da APP, Filomena Viegas, agradeceu ao Município de Mortágua o acolhimento dado às Jornadas, e a colaboração graciosa dos oradores e orientadores das várias Oficinas, na partilha de conhecimentos, competências e experiências. Referiu que este trabalho cooperativo visa a prossecução de um objetivo comum: centrar a avaliação na aprendizagem dos alunos e valorizar cada vez mais a avaliação formativa, sem que tal signifique menosprezar a avaliação somativa.

O presidente da Câmara Municipal marcou presença no final dos trabalhos da manhã, e dirigiu uma saudação a todos os participantes. Júlio Norte afirmou que era uma honra e uma grande satisfação receber estas Jornadas nacionais em Mortágua.

Júlio Norte deu conta da aposta e do investimento que o Município faz no setor da Educação no concelho, nos vários níveis de ensino, e afirmou que a Educação é a base que garante o desenvolvimento e o futuro promissor de uma sociedade. Enalteceu ainda a dedicação e o esforço dos professores, num contexto crescente de dificuldades, novas realidades sociais e novos desafios, e afirmou que é preciso valorizar a profissão e a responsabilidade social do professor. E finalizou com votos de umas jornadas proveitosas e uma boa estadia em Mortágua.

As Jornadas constaram de uma conferência a cargo da Dr.ª Paula Cristina Ferreira, do Instituto Politécnico de Leiria, com o título “Critérios para avaliação de aulas de Português numa metodologia ativa”, e Oficinas de trabalho que incidiram sobre dois aspetos: “Domínios de avaliação da oralidade” e “domínios de avaliação da escrita”.

No documento distribuído aos participantes lê-se que no atual paradigma educativo da “Autonomia e Flexibilidade Curricular”, a avaliação formativa, enquanto avaliação centrada na aprendizagem dos alunos, é uma problemática emergente no contexto da operacionalização das aprendizagens essenciais de Português, em articulação com as competências do Perfil dos alunos e da aplicação dos decretos –lei 54/2018 e 55/ 2018.

O tema das V Jornadas, acrescenta o documento, incide diretamente sobre a avaliação centrada na aprendizagem de Português, tendo em conta o modo de estar em aula dos alunos da atualidade, que coloca desafios aos professores, exigindo uma adequação da prática pedagógica para lhes dar resposta. A (re)estruturação das práticas e a necessidade da criação e recolha de instrumentos de avaliação formativa foram subtemas desenvolvidos nestas jornadas.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade