Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



ADICES divulgou apoios financeiros para a atividade agrícola e turismo em espaço rural

2020-01-16
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

Promovida pela ADICES, em colaboração com o Município de Mortágua, realizou-se ontem uma Sessão de Divulgação sobre Apoios Financeiros à Atividade Agrícola e Turismo em espaço rural, no âmbito do PDR2020.

As candidaturas abrem no dia 1 de fevereiro e abrangem três áreas/tipos de investimento: Pequenos investimentos nas Explorações Agrícolas; Pequenos investimentos na Comercialização e Transformação de Produtos Agrícolas; Diversificação das Atividades na Exploração Agrícola. Esta última medida inclui também investimentos da componente turística desenvolvida em espaço rural. Os apoios traduzem-se no financiamento, a fundo perdido, de uma percentagem do investimento total elegível que tiver sido aprovado, que pode variar entre os 40 e os 50%, consoante a área objeto de candidatura. Há sempre um limite de investimento total e de apoio por cada beneficiário.

Foram também divulgadas as candidaturas que ainda estão a decorrer, e com prazo de apresentação até 31 do corrente mês, que dizem respeito a duas áreas: Operação 10.2.1.6 – Renovação de Aldeias; e Operação 10.2.1.4 - Cadeias Curtas e Mercados Locais. A primeira contempla Investimentos em recuperação e beneficiação do património local, paisagístico e ambiental de interesse coletivo e seu apetrechamento. A segunda abrange um conjunto de ações, nomeadamente: Armazenamento, transporte e aquisição de pequenas estruturas de venda; Desenvolvimento de plataformas eletrónicas e materiais promocionais; Criação, ou modernização de infraestruturas existentes de mercados locais; Ações de promoção e sensibilização para a comercialização de proximidade que permitam escoar e valorizar a produção local.

Para informação mais detalhada e esclarecimentos, aconselha-se os interessados a contactar previamente a ADICES, de modo a verificar se preenchem os requisitos para apresentação da candidatura na tipologia de investimento pretendido.

O presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, referiu que é importante que as pessoas ligadas ao setor agrícola e agroturístico estejam atentas a estes apoios e às vantagens associadas, constituindo uma oportunidade única de modernizarem a sua empresa, alavancarem o seu negócio, aumentarem os seus rendimentos.

João Carlos Figueiredo, Coordenador da ADICES, agradeceu a parceria do Município de Mortágua nestas ações de informação, e referiu que este é um “momento crucial” se as pessoas quiserem aproveitar este tipo de apoios no que respeita ao setor agrícola. “À exceção destas candidaturas que vão abrir brevemente, não deverá haver muitas mais oportunidades neste Quadro Comunitário para este tipo de apoios”, avisou.

Nesta sessão foi também divulgada o programa de capacitação destinado às empresas agrícolas, florestais, avícolas e turísticas. Este programa, tutelado pela Confederação de Agricultores de Portugal, dá apoio gratuito em quatro grandes áreas: Gestão Agrícola; Segurança e Higiene no Trabalho Agrícola; Boas Práticas de Sustentabilidade; e Gestão Florestal Sustentável. A formação de colaboradores das empresas e dos empresários, o apoio de consultoria, no próprio local de trabalho/empresa, o controle de custos, a gestão, a expansão da atividade (exportações), são algumas das ações apoiadas pelo programa. As empresas podem inscrever até 3 pessoas/colaboradores por área, sendo a formação certificada.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade