Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Alunos da Universidade Sénior do Montijo visitaram Centro de Interpretação das “Invasões Francesas”

2020-01-13
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Centro de Interpretação “Mortágua na Batalha do Bussaco” recebeu no passado dia 10 a visita de um grupo de 55 alunos que frequentam a Universidade Sénior do Montijo. A visita, de carácter didático, inseriu-se no âmbito das áreas curriculares de História e Francês lecionadas naquela Universidade.

Após a receção dos alunos, seguiu-se a visita guiada e explicativa pelos vários módulos que contam a história da passagem das "Invasões Francesas” pelo país e mais concretamente por terras de Mortágua. Foram ainda explicados pormenores acerca dos uniformes, armas e peças de artilharia que estão ali expostos. No final foi exibido no auditório um documentário alusivo à 3ª Invasão, já premiado num concurso nacional.

Além do Centro de Interpretação, o grupo visitou ainda o Museu Militar do Bussaco e visualizou a área onde estavam localizados os quartéis do Marechal Massena (francês) e General Crawford (inglês), situados na Moura e Sula, respetivamente.

“É a segunda visita que estamos a fazer no âmbito do tema das Invasões Francesas. Há dois anos fomos ver as Linhas de Torres e agora viemos até esta zona para ver locais associados à Batalha do Bussaco”, referiu Rui Neves, professor de História naquela Universidade Sénior. “É bom ver que o Município tem aqui preservada a memória de um evento que foi marcante na história de Portugal, e este tipo de equipamentos ajudam nessa função, ao mesmo tempo que promovem a investigação e a publicação de informação que interessa às pessoas”, acrescentou.

Inaugurado em setembro de 2017, o Centro de Interpretação “Mortágua na Batalha do Bussaco” é um espaço de divulgação, conhecimento e estudo, mas também de evocação e memória, alusivo à passagem das Invasões Napoleónicas no concelho.

O Centro disponibiliza informação, em vários suportes, que abordam temas como as Guerras Peninsulares, os Exércitos em confronto, a Batalha do Bussaco, as sequelas da guerra em Mortágua. Os visitantes também podem conhecer as rotas, as movimentações e a constituição dos exércitos, o armamento e a logística utilizados, bem como a cronologia dos principais acontecimentos.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade