Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Boas práticas ambientais. Agrupamento de Escolas hasteou bandeira Eco-Escolas.

2019-12-13
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Foi hasteada, no passado dia 12, na sede do Agrupamento de Escolas, a bandeira Eco-Escolas referente ao ano letivo 2018/2019.

Desde o ano letivo 2014-2015 que o Agrupamento de Escolas de Mortágua recebe, consecutivamente, esta distinção, que traduz o reconhecimento do trabalho desenvolvido em contexto escolar na promoção de boas práticas ambientais e da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O diretor do Agrupamento de Escolas de Mortágua, Rui Parada da Costa, o presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, juntaram-se aos alunos Bruno Cordeiro (4ºano) e José Lopes (11ºano), no hastear da bandeira Eco-Escola, na presença da comunidade escolar. A Bandeira foi hasteada num mastro colocado junto à entrada da Escola Secundária. Para além da atribuição da “Bandeira Verde”, foi entregue ao Agrupamento um diploma de certificação que atesta o seu compromisso com os objetivos do Programa Eco-Escolas.

Antes desse ato simbólico, foi inaugurada uma escultura construída com material reciclado, recolhido no ponto Eletrão da Escola. O trabalho foi executado pelos alunos do Curso Profissional de Mecatrónica Automóvel. Materiais elétricos usados viraram arte nas mãos dos alunos e deram origem a uma escultura artística e ecológica colocada no pátio da Escola.

A bandeira Eco-Escola é uma distinção atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) que visa promover, divulgar e reconhecer as boas práticas, políticas e ações desenvolvidas nas escolas, como promotores privilegiados do desenvolvimento sustentável e da educação ambiental nos jovens.Desta forma, é reconhecido o trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade onde esta se insere.

A recolha seletiva de lixo, a recolha de resíduos elétricos e eletrónicos usados, a reutilização de materiais, a compostagem, a diminuição do desperdício alimentar, a plantação de árvores, a instalação de Eco-Ninhos, a recolha de “monos”, bem como campanhas de sensibilização (importância da Água, redução do consumo de plástico, recolha de radiografias para a AMI, entre outras), contam-se entre os projetos desenvolvidos pelo Agrupamento no ano letivo 2018-2019 no âmbito do seu compromisso com a Sustentabilidade Ambiental. Esses projetos são desenvolvidos no âmbito do Clube Eco-Escola e no âmbito disciplinar (Cidadania e Desenvolvimento, por exemplo) ou em articulação com outras entidades, nomeadamente o Município de Mortágua, que é parceiro local na implementação do Programa Eco-Escolas.

O Agrupamento de Escolas de Mortágua tem-se destacado na promoção de projetos ambientais, tendo inclusive já sido distinguido com prémios. “Há ações com mais visibilidade do que outras, mas todas visam sensibilizar para os temas da Educação Ambiental e da Sustentabilidade” referiu a Profª Isabel Machado, Coordenadora do Projeto Eco-Escola a nível do Agrupamento. “O que se pretende é sobretudo mudar mentalidades, através da sensibilização, participação e ação concreta, e que depois cada um vá transmitir a mensagem a outros, sejam colegas de escola, familiares, amigos“.

Após o hastear da “Bandeira Verde”, os representantes do Agrupamento e do Município dirigiram algumas palavras aos alunos.

Rui Parada da Costa, diretor do Agrupamento de Escolas, agradeceu o trabalho e o esforço da comunidade escolar, envolvendo Alunos, Professores e Funcionários, no desenvolvimento de projetos ambientais na Escola. “É fundamental que todos façamos alguma coisa, porque se todos fizermos um pouco com certeza que vamos ter um Ambiente melhor. Se não formos nós a agir, a cuidar do nosso futuro, ninguém o vai fazer por nós”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, felicitou o Agrupamento de Escolas pela atribuição da distinção, e destacou o trabalho continuado e o empenho na sensibilização dos alunos para a construção de um Planeta mais sustentável. Júlio Norte referiu que este é o tempo da ação: “Não chega falar das alterações climáticas, é preciso atuar, fazer alguma coisa para evitar o ponto de não retorno. É inegável o impacto que já sentimos nas nossas vidas como resultado das alterações climáticas, a começar pelas estações do ano a que estávamos habituados, passando pela frequência dos fenómenos climáticos extremos”.

Vincou que a defesa e preservação do Ambiente “é uma responsabilidade de todos”, mas lançou o desafio aos jovens: “O futuro é vosso, têm de começar a agir agora se querem ter um futuro melhor. E não há futuro sem um bom Ambiente e Qualidade de Vida”.

Júlio Norte deixou ainda elogios aos alunos do Curso de Mecatrónica, autores da escultura construída com materiais reciclados e com uma forte mensagem ecológica.

Aproveitou ainda a oportunidade para formular votos de um Feliz Natal para todos os Alunos.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município agradece a todos os que participaram e colaboraram na Mortágua Viva`20222022-08-17
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade