Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



1º Ciclo do Ensino Básico

2006-09-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
Para além do Desporto e Inglês
Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico
vão ter acesso à aprendizagem musical


Os cerca de 330 alunos que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico vão contar este ano lectivo com mais tempo para actividades de enriquecimento curricular. Durante quatro dias da semana haverá actividades de Desporto, Inglês e Música, que decorrerão após o período lectivo, ou seja, entre as 15h30 e as 17h30. O Desporto Escolar continuará a abranger todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, mas de uma aula por semana passará a ter periodicidade bi-semanal. As actividades desportivas serão a Educação Física e a Natação, distribuídas pelo Pavilhão e Piscinas Municipais.
O programa de generalização do ensino do Inglês para os 3ºs e 4º anos, que vai para o segundo ano de funcionamento, também vê aumentado o tempo de leccionação, passando de uma aula de 90 minutos por semana para duas aulas semanais com a duração de 60 minutos cada. O ensino do Inglês, assim como o estudo acompanhado, nos termos da lei, terão de constar obrigatoriamente dos planos de actividades dos Agrupamentos Escolares.
Este ano lectivo a Câmara Municipal, em parceria com o Agrupamento de Escolas, apresentou uma candidatura com vista à introdução do ensino da Música, também em regime de prolongamento de horário. Destinar-se-á aos alunos dos 1º e 2º anos, sendo as aulas duas vezes por semana, com a duração de 60 minutos.

Autarquia “obrigada” a contratar mais professores

Para responder a este aumento da oferta de actividades, a Autarquia vai contratar 2 professores de Inglês e 2 professores de Música. Para as actividades de Desporto vai também ser contratado mais um professor, de modo a poder assegurar o aumento da carga horária nesta área, a qual passará a contar com três técnicos especializados. As aulas de Inglês e de Música funcionarão por turmas, ora individualizadas ou agregadas, consoante o número de alunos de cada escola, garantindo a Autarquia o transporte de e para a escola onde decorrerão essas duas actividades. “Há escolas que dada a sua dimensão em termos de número de alunos, como por exemplo Mortágua e Vale de Açores, podem funcionar como turmas individualizadas. No entanto há escolas que têm poucos alunos e nesse caso far-se-á a sua concentração numa só escola, que seja mais ou menos central, sendo assegurado o transporte de ida e volta”, explica o Presidente da Câmara, Afonso Abrantes.
Para além do reforço de meios humanos, o alargamento da componente extra-curricular, refere Afonso Abrantes, obrigou também a Autarquia a criar toda uma logística de apoio, a nível de transporte, para corresponder a esta nova realidade educativa. “Temos dois autocarros da Câmara quase exclusivamente afectos a esta área da educação. Para além disso protocolámos com a Santa Casa e a Fundação Balmar o transporte de alguns alunos, porque apenas com os nossos meios era completamente impossível responder a todas as actividades e em simultâneo”.
As actividades de enriquecimento curricular têm vindo a ganhar espaço e peso no sistema público de ensino básico, sendo hoje consensual que são tão importantes quanto o ensino formal, porque desenvolvem a inteligência emocional, a integração em grupo e o desenvolvimento global.
Estas actividades são também encaradas como uma forma de apoiar as famílias, dado que, na maioria dos casos, os pais trabalham e não têm quem cuide dos filhos entre o fim das aulas e o regresso do trabalho. Estas actividades de prolongamento de horário permitem encurtar o tempo entre a saída da escola e a chegada dos pais a casa, sabendo estes que os filhos estão em segurança e a desenvolver actividades saudáveis e úteis.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade