Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Dia do Diploma e entrega dos Prémios de Mérito no Agrupamento de Escolas de Mortágua

2019-11-19
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Teve lugar no passado dia 15, no polivalente da Escola Secundária, a sessão solene do Dia de Diploma e de entrega de Prémios de Mérito aos melhores alunos do Agrupamento de Escolas de Mortágua, relativos ao ano letivo 2018/2019.

Na Mesa que presidiu à cerimónia marcaram presença o Diretor do Agrupamento de Escolas de Mortágua , Rui Parada da Costa, a presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Fátima Potró, o presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, a presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Ana Valente, e a presidente da Associação de Estudantes, Mariana Lobo.

Perante uma plateia constituída por Alunos, Pais, Professores e Funcionários, procedeu-se à entrega dos diplomas aos alunos que concluíram o 12 º ano, nos Cursos Profissionais e Científico-Humanístico, bem como à entrega dos Prémios de Mérito Dr. José Assis e Santos aos alunos que obtiveram melhor aproveitamento nos 4º, 6º, 9º e 12º anos. Estes prémios foram instituídos, desde há vários anos, pela Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Mortágua.

Na mesma cerimónia procedeu-se à entrega do prémio de Mérito e Louvor “Tinos”. Instituído no ano letivo de 2012/2013, este prémio resulta da iniciativa do casal Abraltino Lobo e Albertina Lobo, que demonstram, desta forma generosa e altruísta, o valor que conferem à formação dos jovens e impulsionam o mérito pelo esforço. O prémio, no valor pecuniário de 1.000 euros, foi atribuído ao aluno Pedro Miguel Marques de Oliveira (Curso Cientifico-Humanísticos), que obteve a nota final mais alta do 12º ano.

A presidente do Conselho Geral, Fátima Potró, referiu que o momento celebra a conclusão de mais uma etapa importante na vidas dos jovens estudantes com o sentimento de “missão cumprida”, sublinhando no entanto que este ponto de chegada é simultaneamente ponto de partida, “um recomeço, um enfrentar de novos desafios”, novas jornadas, numa viagem interminável como é a do conhecimento e da descoberta, do mundo e de si mesmo.

A presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Ana Valente, referiu que os prémios atribuídos pela Associação têm uma natureza “meramente simbólica e são tão só um ato de reconhecimento”, explicando que as notas são o único critério objetivo que dispõe para avaliar o mérito dos alunos. Além disso, lembrou, o esforço que cada aluno faz, por vezes, é diferente consoante o seu contexto familiar e social, e as adversidades que se lhe apresentam.

“O que pretendemos é que os alunos sintam este prémio como um incentivo. Que continuem a fazer o melhor como têm feito até agora e que em cada momento da sua vida tentem fazer o melhor que conseguirem, porque é essa atitude que os vai levar longe”, afirmou.

A representante da Associação de Estudantes, Mariana Lobo, felicitou todos os alunos que receberam o prémio de mérito, referindo que os mesmos são um reconhecimento do esforço e do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo.

O Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada da Costa, saudou a presença de todos na cerimónia, e felicitou a Associação de Pais pela atribuição dos prémios de mérito aos alunos com melhor aproveitamento escolar, mas deixou uma nota: “não significa que sejam os melhores em tudo, mas que efetivamente naquelas disciplinas foram os melhores alunos”. Ao que acrescentou: “A vantagem dos prémios de mérito é constituírem-se sobretudo como um estímulo ao esforço, à dedicação, à entrega, ao trabalho, dos alunos”. Rui Parada da Costa destacou os excelentes resultados obtidos pelo Agrupamento no ano letivo transato, nomeadamente nos exames nacionais de Físico-Química (1º lugar nas escolas públicas) e no ranking dos Cursos Profissionais (1º lugar), bem como a elevada taxa de conclusão no Secundário. Referiu que “o mérito é em primeiro lugar dos alunos”, com o apoio dos seus professores, o acompanhamento permanente dos funcionários, mas também dos Pais, sublinhando que “os alicerces vêm de casa”.

“Ter boas notas é importante, mas o mais importante é que sejam bons cidadãos” – destacou Júlio Norte, Presidente da Câmara Municipal.

O presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, saudou toda a comunidade educativa ali presente e os representantes que presidiram à cerimónia, e referiu que este momento significativo na vida dos jovens surge numa altura em que foi divulgado que “Mortágua é um dos poucos concelhos do país em que a taxa de abandono escolar é zero”. “Isto acontece porque temos bons alunos, mas também um Corpo Docente, Pessoal não Docente e uma Direção de Agrupamento, que trabalham todos os dias para que vocês tenham sucesso”. Júlio Norte felicitou os premiados, pelo seu mérito e esforço, mas deixou a mensagem: “ter boas notas é importante, mas o mais importante é que sejam bem formados, sejam bons cidadãos”. Nesse sentido, felicitou o Agrupamento, porque sempre criou excelentes cidadãos. Destacou também o apoio de retaguarda dos Pais, que estão bem conscientes dos desafios da atual sociedade e do nosso tempo.

Júlio Norte deu conta dos investimentos que o Município tem vindo a fazer nos equipamentos escolares (Centro Educativo, E.B.2.3), e na requalificação dos equipamentos desportivos municipais (Piscinas e Pavilhão). “O que estamos a fazer é investir nos nossos jovens e no futuro da nossa terra”.

O presidente da Câmara deixou palavras de agradecimento para o casal “Tinos”, sublinhando a grandeza do seu gesto: “Além do simbolismo do gesto, é também da vossa parte um gesto muito bonito. Em nome da nossa comunidade, Muito Obrigado!”.

Um gesto que demonstra um elevado sentido cívico e de generosidade: “Pertencem a uma geração diferente, que viveu tempos difíceis, e hoje estão aqui a investir nas gerações mais novas”. Expressou uma palavra especial para Abraltino Lobo, lembrando tudo o que fez por Mortágua, designadamente a nível comercial, cultural, desportivo, e o seu exemplo de dedicação ao bem da comunidade.

A finalizar a sua intervenção, formulou votos de felicidades e sucesso para todos os alunos, a nível académico, pessoal e profissional, e deixou palavras de confiança e esperança no futuro: “Com estes jovens o futuro da nossa terra está salvaguardado e nós vamos conseguir atingir os objetivos”.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade