Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Municípios com melhor eficiência financeira. Mortágua em 2º lugar no ranking global do distrito de Viseu.

2019-11-14
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Segundo dados do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses relativo ao ano de 2018, recentemente divulgado,Mortágua estava entre os Municípios com melhor eficiência financeira, considerando o universo dos 308 municípios portugueses. O relatório apresenta uma análise económica e financeira das contas dos 308 Municípios relativas ao exercício económico de 2018. Procede ainda a uma análise da situação económica, financeira e patrimonial dos municípios, da execução orçamental (receita e despesa), e apresenta um ranking global dos Municípios, com base na avaliação de 11 indicadores (variáveis e rácios financeiros).

De acordo com o referido relatório, Mortágua posicionou-se no 2º lugar no Ranking Global dos Municípios do Distrito de Viseu com melhor pontuação global e nos 50 melhores do país em termos de eficiência financeira quando é analisada a lista dos 100 melhor classificados globalmente.

O Município de Mortágua destaca-se ainda no ranking global que analisa o prazo médio de pagamentos aos fornecedores, com um prazo médio de 7 dias, que é inferior a 2017 e 2016. Desta forma, constata-se que o Município continua a pagar num prazo útil e reduzido aos fornecedores e empreiteiros, honrando atempadamente os seus compromissos.

O Anuário revela ainda que o Município de Mortágua está entre os 50 com menor passivo exigível, o que significa que possui um baixo endividamento.

O presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, salienta que há vários anos consecutivos que o Município de Mortágua fica posicionado entre os melhores no ranking nacional e distrital no que concerne às Contas e situação económico-financeira. “Estes rankings traduzem a linha de orientação estratégica deste Executivo Municipal, que se consubstancia em apoiar e dinamizar o crescimento económico do concelho e a consequente criação de emprego, valorizar o território, promover políticas sociais, e ao mesmo tempo ter contas sãs e equilibradas”. O Município encerrou as contas de 2018 com um saldo de gerência superior a 3 milhões de euros.

“É um caminho que queremos manter, pautado pelo rigor e pela eficiência na gestão dos recursos financeiros e humanos, sabendo que os recursos são limitados e que as decisões que tomamos no presente têm sempre impacto no futuro”, diz.

Júlio Norte salienta que estes resultados dão também uma imagem positiva do Município: “Acho que os mortaguenses também devem ficar satisfeitos por saber que vivem num Município que tem boas contas, que está entre os melhores em termos da sua situação económico-financeira”.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses resulta de um trabalho em equipa que envolve atualmente dois centros de investigação onde estão integrados os autores: o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e o Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) da Universidade do Minho.

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade