Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Servidas mais de 2 mil doses durante Fim de Semana da Lampantana. Evento atraiu visitantes de norte a sul do país.

2019-11-05
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Mortágua viveu grande animação com a realização de mais um Fim-de-Semana da Lampantana, decorrido nos passados dias 1, 2 e 3 de novembro.Na sua décima edição, o evento gastronómico foi, mais uma vez, promovido pela Câmara Municipal, com a parceria do setor da Restauração e Hotelaria do concelho. Foram 11 os restaurantes que deram a degustar esta iguaria, rica de história, tradição e sabor.

Durante os três dias do evento foram servidas mais de 2 mil doses de Lampantana, sendo que em comparação com o ano transato houve uma diminuição em termos absolutos mas um aumento em termos médios. Recordamos que no ano passado foram 14 os restaurantes aderentes e o evento teve a duração de quatro dias, o que em grande parte explica a redução do volume total de doses vendidas de um ano para o outro.

Mais uma vez, várias centenas de visitantes oriundos de norte a sul do país vieram até Mortágua para saborear a Lampantana. Uns já se tornaram clientes habituais, outros são movidos pela curiosidade de conhecer esta iguaria ou as suas diferenças em relação à tradicional chanfana.

A Lampantana foi motivo para reunir familiares e amigos à mesa. Foi o caso de um grupo de ex-futebolistas e treinadores de clubes da região. “É mais ou menos malta da mesma geração, que se encontrava nos jogos e criámos uma forte amizade. Fazemos estes convívios gastronómicos em vários locais, aqui em Mortágua é sempre a Lampantana”, referiu Sérgio Costa.

“Escolhemos esta região para passar o fim de semana porque antecipadamente vimos que havia este festival da Lampantana. Foi o pretexto para fazermos este passeio", contou Cristiano Cunha, que veio de Almada. Sobre o prato, deixou a sua apreciação: ”É um prato forte, bem condimentado, que deixa uma pessoa plenamente satisfeita”. Francisco Pimentel, com raízes em Mortágua, trouxe um numeroso grupo de familiares e amigos, que já se renderam também à Lampantana. “Normalmente todos os anos juntamo-nos para este evento. Há sempre alguém que se lembra e convida os outros”.

Carla Ramalho, que reside em Ermesinde, aproveitou a estadia na região de Viseu para vir até Mortágua e provar a Lampantana. “Estávamos no hotel em Viseu e vimos no jornal que havia este evento aqui em Mortágua. Como estávamos perto, decidimos vir, e foi uma boa decisão. É um prato muito bom, que satisfaz bastante, só não é bom para a dieta”.

Vítor Santos, natural de Mortágua, mas a viver no Luxemburgo, é também um cliente habitual do evento: “Quando estamos cá nesta altura e coincide com o festival, vimos sempre provar a Lampantana”.

Aliás, são também muitos os mortaguenses que participam no evento. Carlos Paiva, natural de Mortágua, conhece bem esta iguaria. “Era feita lá em casa, mas normalmente só nos dias de festa, porque no passado as condições económicas eram difíceis. Tínhamos forno de lenha e assava-se lá nas caçoilas”, recordou. Além de que “a Lampantana para ser saborosa deve ser em forno de lenha, no mesmo onde se coze o pão”, diz.

Mais uma vez, o Município ofereceu o vinho que os restaurantes disponibilizaram aos clientes em acompanhamento do prato da Lampantana. Vinho Dão (tinto) produzido pela Sociedade Agrícola Boas Quintas (Mortágua) e engarrafado com rótulo especial alusivo ao evento. Tal como a Lampantana, também o vinho mereceu rasgados elogios dos comensais. “O vinho é de primeira qualidade e acompanha muito bem a Lampantana”, referiu Teresa Gomes, de Viseu. “Foi o vinho que nos foi aconselhado e na verdade incorpora bem com o prato”, referiu por sua vez Cristiano Cunha, de Almada.

No passado associava-se Mortágua quase só à lenda do Juiz de Fora; hoje a Lampantana é também uma marca da identidade do concelho e um “produto turístico” que atrai visitantes ao concelho, ao que acresce o impacto económico em vários setores da economia local, em especial no setor da Restauração e Hotelaria.

 

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade